O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/07/2023

Banda Hazamat

Criada em 2010 a Banda Hazamat percorre diversos territórios e gêneros musicais (hard rock, punk, pop, heavy metal, rock progressivo, MPB, entre outros).
Data de publicação: julho 1, 2023

Ano de Criação: 2010

Local de Origem: João Pessoa – PB

Gênero: Percorre diversos territórios e gêneros musicais (hard rock, punk, pop, heavy metal, rock progressivo, MPB, entre outros)

Integrantes: Diogo Egypto (vocal, baixo e sintetizador), Johnny Araújo (guitarra, voz e sintetizador) e Pedro Araújo ‘PF’ (bateria e percussão)

Spotify: Hazamat

Instagram: @bandahazamat

Canal no Youtube: bandaHazamat

Com início em 2010, a Banda Hazamat transita entre diversos territórios e gêneros musicais. Desde o hard rock a mpb, eles buscam produzir um conteúdo musical diversificado com uma sonoridade intensa e pesada, mas sempre com brechas para um toque sutil e delicado. 

Formado por Diogo Egypto, Johnny Araújo e  Pedro Araújo, o grupo começou a compor as próprias músicas através da amizade no colégio, agora, com mais de 10 anos de produção, não pretendem parar. Suas letras possuem cunho político, retratando sempre personagens, situações do cotidiano e, ainda, evidenciando críticas sociais. Da mesma forma é a produção sonora, que reflete a pluralidade da formação musical, dispondo de diferentes influências e gostos que juntos revelam a essência Hazamat.

“Um dos objetivos da banda sempre foi de certa maneira fazer um rock and roll mais multifacetado, que tivesse várias nuances, que fosse uma espécie de salada sonora, nunca um estilo só. Punk, metal, MPB, rock e Pop, foi tentando contemplar isso tudo, mas sempre com a ideia de fazer um pouco uma coisa fora da caixinha, sabe? Fora do senso comum”, conta Pedro Araújo ‘PF’. “O próprio nome da Hazamat surgiu disso, de um brainstorming coletivo em que a gente queria um nome que não significasse nada, que fosse uma espécie de tela em branco assim poderíamos construir nossa história ali, né?”, continua o baterista.

Lançado em 2011, ‘Hazamat’ é o primeiro trabalho de estúdio da banda. Em 2015, após a participação em diversos festivais e a realização de turnês por seu estado natal (Tour Sobre a

Terra) e por outras cidades do Nordeste (Tour Sob o Sol), o grupo lançou seu segundo disco, intitulado ‘II’. Com  12 faixas inéditas e autorais, a produção teve a sua estreia física no início de 2016, seguida de uma turnê de divulgação (Não Me Calo Tour) que passou por cidades das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Além disso, o disco também proporcionou um mini documentário e videoclipes das músicas ‘Estorvo’, ‘15 de marco’, ‘Não me calo’ e ‘Sufoco ‘.

Em 2019, a banda lançou dois singles (Armação e Lobos de Caim) que reúnem presença sonora e discurso afiado, ao mesmo tempo em que revelam novas referências e caminhos sonoros explorados pelo grupo paraibano. Em 2021, após uma série de lives comemorativas feitas no ano anterior, o grupo gravou o seu primeiro registro ao vivo (Hazamat 10 Anos), lançado simultaneamente no canal da banda no YouTube e nos principais aplicativos de música. 

Para o crítico musical Jesuíno André, em resenha do primeiro disco publicada no site Meus Sons, a banda consegue “ousar sem parecer estranho e nem estacionar na mesmice do lugar comum” e “as letras mostram uma postura inteligente, conciliada a uma poesia quase exuberante e certo discurso contestador escondido nas entrelinhas, sem as macaquices e a típica banalidade rocker, tão comum nos novos combos”. 

Para Ben Ami Scopinho, do site Whiplash, “seja distorcido, melódico ou melancólico, um dos grandes méritos do Hazamat é a preocupação no momento de construir suas letras. Todas em português, o pessoal tem as manhas em contar verdadeiras histórias de cunho humano (…), experiências e esperanças humanas como poucas bandas conseguem expressar (…)”.

Atualmente, a banda segue com produções musicais para o seu próximo projeto e sempre compartilha a ‘pré-produção’ em suas redes sociais, mostrando arranjos e perrengues do dia a dia. “A gente já tá com uma série de músicas novas, que muito em breve, vão entrar em estúdio para gravar um EP novo de umas quatro ou cinco canções aí que já estão vindo. O objetivo da banda é seguir tocando e compondo”, conclui PF

Laura Moura

Fontes:

https://open.spotify.com/intl-pt/artist/6BVi7yFiidWbMhHcBMTfYY

Assessoria da Banda Hazamat

Entrevista concedida à Laura Moura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *