Município: Uiraúna-PB
Ano de Criação: 24 de julho de 2001.
Regente: Maestro Ewerton Luiz e maestro Lúcio Duarte.
Coordenador: João Claudino Fernandes
Músicos e equipe: Professores e alunos da fundação educacional Lica Claudino.
Número de componentes: 50, distribuídos entre a equipe e maestros.
Apresentações: Desfiles cívicos e eventos.
Participações mais relevantes: Eventos na Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Criar uma banda marcial na cidade de Uiraúna era um sonho antigo que se tornou realidade, graças ao empresário João Claudino Fernandes, que através da Fundação Educacional Lica Claudino, apóia e incentiva a cultura musical da “Terra dos Músicos”.
O primeiro grande passo para a realização deste sonho, foi marcado no dia 24 de Julho de 2001, quando os maestros Ewerton Luiz e Lúcio Duarte deslocaram-se para a cidade de João Pessoa-PB para realizar a compra de instrumentos musicais para a nova banda marcial. A partir daí foram realizadas uma série de testes. Cerca de 80 candidatos de Uiraúna e cidades vizinhas compareceram.
Da seleção, 48 pessoas foram escolhidas para compor a BAMAJA (Banda Marcial José Alencar), nome este escolhido pelo Sr. João Claudino Fernandes, empresário e incentivador cultural, para homenagear o seu grande amigo José Alencar, além de dois maestros (Lúcio Duarte e Ewerton Luís) responsáveis pela regência da banda, que foi a primeira do gênero na cidade e que é motivo de orgulho.
Em suas apresentações mostra sempre uma combinação de boa música e belas coreografias. Inúmeras participações já foram realizadas em eventos nos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Fonte: