Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Local de Origem: Cajazeiras-PB
Gênero: heavy metal/ hard rock
Ano de Criação: 2019
Integrantes Atuais: Lucas Belmont (vocais), Tony Bernardo (guitarras), Gabriel Cardozo (Baixo), Thyago Davidson (Bateria)
Álbuns lançados: Silver Linx (2021)
Instagram: https://www.instagram.com/silverlynxband/
Facebook: https://www.facebook.com/SilverLynxOfficial/
YouTube: https://www.youtube.com/SilverLynx
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/69s88So8CgO6Mi5ROHU0I7
Silver Lynx é uma banda de Heavy Metal/Hard Rock influenciada pela cena Glam que dominou Los Angeles na década de 80 e que contaminou e influenciou a cultura Pop do mundo inteiro, mostrando-se como uma versão moderna das bandas que os influenciaram. Com um visual característico e um comportamento hiperativo nos palcos, a proposta da banda é simples; destruir tudo em seu caminho com seu Rock n’ Roll explosivo e hiperativo. Um som alto e poderoso, guitarras estridentes, baixo pulsante, bateria acelerada e vocal rasgado, são os ingredientes para que a banda siga conquistando multidões e corações, fisgando os desavisados com seu Rock Poderoso e chocando os membros mais comportados da sociedade com sua atitude e visual matador.
Os integrantes buscavam dar a banda um nome original, mas que remetesse, ou despertasse o espírito de bandas clássicas que os inspirassem. O primeiro nome sugerido foi uma brincadeira citando o anime Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), alguém citou Diamond Dust, golpe do personagem Hyoga, este nome logo virou Diamond Rust. Daí começaram a procurar se havia alguma outra banda com esse nome, pois já sabiam que havia ao menos uma música chamada Diamonds and Rust de Joan Baez.
E no meio desta busca, surgiu o medo de que a pronúncia de Diamond Rust não fosse da mais fácil para os brasileiros. Como a banda se inspirava muito nas bandas de Hard Rock dos anos 80, poderia unir uma cor e um animal como Whitesnake, White Lion, Steel Panther, ou qualquer coisa do tipo, daí surgiu o Silver Lynx, um nome que em português se pronuncia da mesma forma que se escreve, original e que despertava esse espírito Hard Roqueiro oitentista.
Lucas Belmont teve um projeto autoral de Shock Rock chamado Vampire’s Night, o projeto durou por pouco tempo, mas obtiveram uma experiência que foi inédita, as pessoas reagiam muito bem às músicas autorais que tocavam misturadas a covers de clássicos do Rock, animando, tentando cantar junto, eles já haviam tocado em bandas autorais antes e era difícil despertar isso nas pessoas. Depois disso foram para uma banda cover, os outros integrantes não pareciam muito interessados em compor.
Os ex-integrantes da Vampire’s se juntaram ao novo projeto e acabaram compondo mais algumas músicas , isso ocorreu no fim de 2018, período esse, onde a banda já iniciou em dificuldades, quando um dos fundadores passou no vestibular e se mudou de cidade, e outro integrante, irmão deste, não quis continuar no projeto. Mas diante disso, continuaram, onde chegaram a concluir algumas músicas autorais, começando a fazer shows a partir de fevereiro de 2019, época esta, que Lucas Belmont considera como a data de nascimento da Silver Lynx.
A banda já surgiu ao redor da ideia de gravar seu primeiro EP, mas foi tudo aos trancos e barrancos, primeiro gravando demos das músicas Rebels, Lost on You e Ridin’ in Hell, posteriormente a banda sofreu uma mudança de formação que atrasou ainda mais a gravação. O maior empecilho era a falta de investimento, mas felizmente foram aprovados num projeto de Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FUMINC) e receberam verba para que a banda pudesse gravar.
Em 2021 a banda lançou seu primeiro EP autointitulado com o nome da própria banda, contendo seis músicas que vão das pesadas “Rebels”, “Ridin in Hell” e “Its Not More About Fun”; a power ballad “Lost on You” inclui também a dançante “Last Train” e “Dont Deal With the Devil”, esta última com uma sonoridade mais clássica, mostrando as diferentes influências da banda que vão desde Iron Maiden até Aerosmith.
A gravação ocorreu com produtor local da cidade natal dos integrantes da banda, Cajazeiras, chamado Nenem Amaro, entre eles havia um certo temor, pois ele era um grande produtor de forró, mas nunca tinha produzido nada de Rock n Roll, quem dirá Heavy Metal. Todavia, Neném fez um trabalho incrível, um talento ímpar de uma humildade sem igual, trabalhou por um valor praticamente simbólico dado a qualidade do seu trabalho, esforçou-se para produzir o melhor conteúdo possível, os guiando muitas vezes com seu ouvido absoluto a respeito de como poderiam melhorar algumas músicas do EP.
Fontes: