O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/07/2024

Banda Zepelim e o Sopro Do Cão

Banda de Rock Hardcore.
Data de publicação: julho 6, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Local de Origem: Campina Grande-PB                                                     

Ano de Criação: 2006                                   

Gênero Musical: Rock Hardcore                          

Integrantes: Babu (vocais), Dede Guima (guitarra), Igor Punk (guitarra), e Igor Carvalho (baixo)

Álbuns Lançados: Caranguejo de Açude (2024)                                      

Facebook: https://www.facebook.com/soprodocao/      

Instagram: https://www.instagram.com/soprodocao/        

Twitter: https://x.com/soprodocao                            

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8zPU5IK1cgW-0QlpQSZ0uw                      

Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/54yfnPbQIYF49b8aN8k9dR

Zepelim e o Sopro Do Cão é uma banda de Campina Grande, criada no ano de 2006. No período que a banda se formou havia uma enorme efervescência na combinação de rock e hardcore com ritmos regionais nordestinos. Com a nova composição da banda, o som apresenta um aspecto mais contemporâneo. Atualmente a Zepelim e o Sopro do Cão é formada por Babu (vocais), Dede Guima (guitarra), Igor Punk (guitarra), e Igor Carvalho (baixo). O primeiro EP lançado  foi “Caranguejo de Açude”, um álbum que permeia estilos como hardcore e punk, ska e rap, que se fundem ao sotaque paraibano, às experiências da vida no interior do Nordeste e entregam uma sonoridade bastante original. A melodia da banda é uma combinação própria que agrada aos ouvintes. Billy Costa foi o produtor do álbum, que além das letras significativas e da sonoridade envolvente, também se revela pela produção cautelosa, que capta a essência e a nostalgia das performances ao vivo. O produtor musical conseguiu passar a qualidade acústica da banda, resultando em uma experiência musical especial. “Caranguejo de Açude” foi desenvolvido após a aprovação na Aldir Blanc e combina os diferentes momentos da trajetória da Zepelim e o Sopro do Cão, ajudando-os  a se consolidar no cenário do rock e do hardcore. Contendo oito faixas, o álbum transita por estilos que vão do hardcore e punk ao ska e rap, tudo isso com a influência do sotaque paraibano e com experiências da vida interiorana do Nordeste.

Com esse álbum lançado se comprova ser  possível fundir diferentes gêneros musicais em uma única obra, formando uma identidade sonora autêntica. Sendo um verdadeiro retrato do mosaico cultural nordestino, revelando que a música pode ser um potencial instrumento de expressão e resistência. Composta por quatro personalidades talentosas, com uma proposta musical inovadora que tem conquistado cada vez mais apreciadores. Com influências que vão desde o rock clássico até o indie contemporâneo, a banda consegue ter uma sonoridade cativante. As letras são reflexivas e poéticas, com temáticas reflexivas, libertárias e filosóficas. A voz potente do vocalista é bastante notória, passando sensações e ótimas vibrações em cada verso entoado. Os arranjos instrumentais são complexos e bem elaborados, revelando uma habilidade dos músicos em explorar variadas sonoridades.

Com a divulgação de “Caranguejo de Açude”, o grupo tem obtido bastante notoriedade não apenas  na Paraíba, mas também em outras localidades do Brasil. Os bons resultados nas plataformas de streaming são apenas fruto do reconhecimento do público ouvinte, que tem se identificado com a proposta autêntica da Zepelim e o Sopro do Cão. A transformação no universo musical paraibano sendo evidente com a ascensão de bandas como a Zepelim e o Sopro do Cão. Artistas assim trazem uma nova perspectiva, quebrando padrões impostos e revelando que a música independente tem muito a oferecer. 

Além disso, a Zepelim e o Sopro do Cão têm se mostrado  pela sua energia contagiante em suas apresentações ao vivo. A sua conexão com o público é fundamental para a banda, que busca criar uma conexão emocional com seus fãs. Os integrantes se entregam de corpo e alma em cada apresentação, transmitindo uma sensação autêntica e memorável para os ouvintes. Apesar de não seguir a tendência mainstream da atualidade, a Zepelim e o Sopro do Cão têm alcançado espaço e notoriedade no universo musicalbrasileiro. A banda tem recebido convites para tocar  festivais e eventos renomados, compartilhando o palco com artistas consagrados e conquistando destaque como uma das principais revelações do rock contemporâneo.

Com uma visibilidade autêntica e um enredo atraente, o videoclipe de “Caranguejo de Açude” tem obtido bons resultados da crítica e chamado a atenção de novos espectadores. Através da combinação de imagens, coreografias marcantes e uma narrativa poética, a banda conseguiu passar a essência e boas vibrações de suas apresentações ao vivo para o formato audiovisual. 

Fontes:

https://noiseland.com.br/do-interior-da-paraiba-ouca-o-primeiro-voo-da-zepelim-e-o-sopro-do-cao/

https://commusica.com.br/2024/04/16/zepelim-e-o-sopro-do-cao-renovando-o-cenario-musical-paraibano/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *