Município: Barra de São Miguel – PB
Localização: Mesorregião Borborema e Microrregião Cariri Oriental
Distância da Capital: 177 Km (distância em linha reta)
Área Territorial: 595,213 km² (IBGE/2016)
Limites Geográficos Municipais: Cabaceiras, Boqueirão e Riacho de Santo Antônio, Estado de Pernambuco (sul), Caraúbas e São Domingos do Cariri.
Hidrografia: Bacia hidrográfica do Rio Paraíba, na região do Alto Paraíba. Tem como principais afluentes o Rio Paraíba e os riachos da Mata, Arapuá, Caraibeiras, Quixaba, da Cachoeira, Canudos, Chocalho, Bolão, das Varas, Doce, do Mulungu, da Barra, São Francisco, do Boi, do Meio, das Almas, Santana, do Brejinho, do Jaques, do Mel, do Bichinho, das Almas e do Poço, todos de regime intermitente. Conta ainda com os açudes Riacho do Bixinho, Riacho de Santo Antônio e o Açude Público Epitácio Pessoa ou Açude do Boqueirão.
Clima: Área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro.
Vegetação Predominante: Como a maior parte do território está inserida na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja sua vegetação é formada por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia. O município está inserido no planalto da Borborema também conhecido como serra da Borborema.
Altitude: 486 m
População Estimada: 5.979 habitantes (IBGE/2017)
Gentílico: Barrense
Data de Emancipação Política: 14 de dezembro de 1961
História do Município:
Os primeiros habitantes da região foram os índios Cariris da família Tapuia. No ano de 1776 chegaram os primeiros bandeirantes à região, dominaram os indígenas e se instalaram no local. Inácio Tavares foi um dos bandeirantes que fixou residência no local, seu nome serviu de inspiração para o primeiro nome geográfico do local: Barra de Inácio Tavares. Posteriormente, com o crescimento do povoado o nome foi alterado para Barra de São Miguel, em homenagem ao padroeiro.
O distrito foi criado com a denominação de Barra de São Miguel, pela lei municipal nº 2, de 6 de maio de 1866, subordinado ao município de Cabaceiras. Pela lei estadual nº 166, de 10 de julho de 1900, Barra de São Miguel passou a ser sede do município de Cabaceiras. Tal condição foi alterada em 17 de setembro de 1907 pela lei estadual nº 264, retornando a sede do município para Cabaceiras. O distrito passou a denominar-se simplesmente São Miguel pelo decreto-lei estadual nº 1164 de 15/11/1938. Pelo decreto-lei estadual nº 520 de 31 de dezembro de 1943, nova denominação é adotada: Potira. O distrito foi elevado à categoria de município com a denominação de Barra de São Miguel, pela lei estadual nº 2623, de 14 de dezembro de 1961, desmembrado de Cabaceiras. O estabelecimento do município deu-se em 8 de abril de 1962.
Eventos: Festa de Santo Antônio do sítio Pinhões; FLIBARRA Festival Literário de Barra de São Miguel; A Festa do Barra Bode
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barra_de_S%C3%A3o_Miguel_(Para%C3%ADba)
https://www.memoriabsm.com.br/search/label/Hist%C3%B3ria
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/paraiba/barradesaomiguel.pdf
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/barra-de-sao-miguel/panorama
Uma resposta
Os mesmos indios “cariris Tapuias” que povoaram o município de Mauriti -Ceará no Também Cariri sendo esse, o cearense. Localizado no Sul do Ceará. Fazendo Limite com Conceição no Vale do Piancó…