O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/07/2015

Bayeux

O nome “Bayeux” foi em homenagem à primeira cidade francesa (de mesmo nome) a ser libertada do poder nazista pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Data de publicação: julho 6, 2015

Localização: Região Metropolitana de João Pessoa

Data da emancipação política: 15 de dezembro de 1959

Limites geográficos municipais: Limita-se a Leste com João Pessoa e a Oeste com Santa Rita.

Área territorial: 31 973 km2

Altitude: 11m

População: 95 677 habitantes / IBGE 2014

Gentílico: Baienense

Distância da capital João Pessoa:  15.9 km

Acesso a partir de João Pessoa:  Br 230

Vegetação: Pioneira, Campos e Mata de Restingas, Manguezais e Mata Úmida.

Clima: Tropical quente.

Hidrografia: Está situado nos domínios da bacia hidrográfica do rio Paraíba e tem como principais tributários os rios Paroeira, Manhaú, Marés e Riacho do Meio, conta ainda com os açudes Santo Amaro e Marés.

 

Economia: Atividades primárias, como a criação de peixes e camarões e a pesca artesanal.

História do município: O início de sua colonização foi muito influenciado pela proximidade com a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, como era então chamada João Pessoa e com o povoado de Santa Rita, pois situa-se no meio das duas localidades.

Começou com o nome Rua do Baralho, depois Boa Vista e em 1634 passou a se chamar Barreiros – nome em decorrência do Engenho de Barreiros. O Decreto-Lei 546, de 21 de junho de 1944, sugestão do então jornalista Assis Chateaubriand ao interventor do estado na época Rui Carneiro, modificou finalmente o nome para Bayeux em homenagem à primeira cidade francesa (de mesmo nome) a ser libertada do poder nazista pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

Saberes e sabores: Maior produtora de caranguejo da Paraíba

Turismo: Rio Sanhauá, a Ilha do Albino, o Açude e o Córrego do Xémxém, as trilhas ecológicas, os manguezais e os resquícios da Mata Atlântica, aeroporto Castro Pinto.

Manifestações culturais/Festas populares: Quadrilhas juninas, grupos teatrais, Corrida de Canoas, comidas típicas e artesanatos, “Caranga Fest” (Festival do Caranguejo), “Love ao Fusca (Carreata e exposição de fuscas), Festa de São Sebastião Padroeiro da cidade, festividades  de São Bento e de Nossa Senhora da Conceição,  e comemoraçõs da Emancipação Política do município: com shows musicais.

 

 

Fontes:

http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2014/12/15/13147-bayeux-comemora-55-anos-de-emancipacao-politica-nesta-segunda-feira-15

http://www.bayeux.pb.gov.br/index.php/historia/

http://bayeux1.com/index.php/paraiba/362-prefeitura-de-bayeux-descreve-um-mercado-publico-dos-sonhos-em-proposta-enviada-ao-ministerio-do-turismo

http://www.citybrazil.com.br/pb/bayeux/atracoes-turisticas/atrativos-diversos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *