Município: João Pessoa – PB
Formação artístico-educacional: Música pela Escola de Música Antenor Navarro do Espaço Cultural, e Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Atividades artístico-culturais: Violinista e cantora
Estilo Musical: Música clássica e popular
CD: Belle Soares Pôr do Sol
Contatos: (83) 98889-1555 / (83) 99987-4464
E-mail: bellesoaresviolinista@gmail.com
Belle Soares se destaca no cenário artístico nacional por seu talento como instrumentista, agregando o canto e a dança. A artista marca presença pelo visual e carisma incontestável.
A jovem musicista iniciou os estudos em teoria musical aos sete anos na Escola de Música Antenor Navarro no Espaço Cultural. Aos 11 anos começou a estudar violino pelo método tradicional, e aos 13 ingressou no Centro Musical Susuki, sob a orientação do professor Ademar Rocha (violinista da Orquestra Sinfônica da Paraíba).
No seu retorno à Escola Antenor Navarro, em 2004, fez o curso de Técnica Musical, tendo como professores grandes nomes, tais como: Mabel Hipólito, Nadya Amorim, Pedro Wellington, Luiz Carlos Durier, Rogério Borges, Sandra Aquino, Yerko Tabilo, e Renata Simões; além de, participar de cursos com os professores Sheyla Yatsugafu (SP) e Daniel Guedes (RJ), durante o XIII e XVI Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, em Juiz de Fora – MG.
A artista se tornou conhecida através de suas apresentações diárias no Restaurante Bombordo, no famoso “Pôr do Sol da Praia do Jacaré”, logo após o sol se por ao som do bolero de Ravel, a jovem Belle Soares surgia ao som do seu violino, surpreendendo e encantando uma plateia de turistas vindos de várias partes do Brasil e do mundo, atentos a sua apresentação.
Belle conta que se inspirou no estilo pop da violinista mundialmente famosa Vanessa Mae para tocar suas músicas e montar o seu show “Belle Soares Por do Sol”, onde ela canta, dança e toca ritmos variados. Se por um lado, ela inclui pot-pourri de músicas nordestinas, como “Asa Branca”, “Xodó”, “Paraíba Masculina” e “Feira de Mangaio”, por outro, também executa o estilo pop rock.
Em 2009, gravou o seu primeiro CD-DEMO no estúdio Sonhos e Sons do consagrado músico e empresário Marcus Viana, responsável pelas trilhas sonoras de várias novelas, filmes e minisséries de sucesso como O clone, Olga, A Casa das Sete Mulheres, Terra Nostra, Chiquinha Gonzaga, Pantanal, entre outros.
Para Marcus Viana, “Belle Soares é o novo modelo de artista do século XXI, uma artista completa que une voz, talento instrumentista e talento coreográfico. Geralmente os violinistas são rígidos, durões, tocam sentados, a Belle é uma ninfa do ar, libriana, dança linda leve e solta com seu violino, rodopiando, parece uma fada”.
Além do talento musical no violino, a musicista colocou sua voz em duas músicas de sucesso, “Como eu quero”, do grupo Kid Abelha e “A Miragem”, música tema da novela “A Viagem”, cedido pelo autor, especialmente para a artista paraibana.
Em 2010, ganhou reconhecimento nacional após ter se classificado finalista no quadro de talentos “Eu sou o Show” no programa matinal “Mais Você” comandado pela apresentadora Ana Maria Braga. Abriu o show da cantora Luiza Possi no projeto “Som das Seis” e posteriormente o Show da renomada cantora Zizi Posse no Espaço Cultural José Lins do Rego.
Foram diversas as homenagens concedidas pela Câmara Municipal da João Pessoa a artista “votos de aplauso” pelo seu trabalho; além de ter recebido o Troféu “MG Turismo” do jornal MG Turismo em Belo Horizonte.
Em 2011, a Academia Paraibana de Música prestou mais uma homenagem à Belle destacando como uma das artistas que mais divulga a música paraibana mundo a fora. Belle se apresentou na Festa Junina em prol do Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro (RJ), convidada pelo presidente da instituição Stepan Nercessian. E em vários eventos beneficentes em prol das crianças com câncer, viciados em drogas, hospitais e asilos, entre outros.
Em 2012, recebeu o troféu TV Master do grupo de comunicação Alex Filho. Além de realizar diversas apresentações em diversos estados brasileiros.
Em 2014, se classificou finalista (TOP 50), através de votação popular, para participar da competição musical do programa Breakout Brasil promovido pela Sony Entertainment Television, com a música autoral “Meu Querubim”.
Belle Soares tem sido convidada para realizar seu show em diversas partes do Brasil e no exterior.
A musicista, que apoia diversos projetos sociais, revelou que “Um dos seus projetos de vida é poder trabalhar a música como forma de terapia para as crianças especiais”.
Fontes:
https://www.flickr.com/photos/64959827@N04/5920142372/in/photostream/lightbox/