Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Alagoa Grande-PB
Nascimento: 10 de Novembro de 1951
Atividade artístico-cultural: Ativista cultural, produtor cultural, percussionista, ritmista, poeta, cordelista e compositor
Formação Acadêmica: Bacharel em Administração pela Universidade Gama Filho (1976-1981), Especialização em Administração Financeira pelas Faculdades Integradas Estácio de Sá (1982-1983)
Cargos Ocupados: Vereador da Câmara Municipal de Alagoa Grande (1997-2000), Assessor da Secretaria de Cultura de Alagoa Grande (2009-2012), Conselheiro Estadual da Cultura do Estado da Paraíba (desde 2012), Vice-presidente Executivo da ONG – AFROFORRÓ -Associação dos Artistas de Alagoa Grande (desde 2017)
Facebook: Severino Bibiu
Instagram: @severino_bibiu
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/severino-antonio-bibiu-73983629/
Severino Antônio da Silva, mais conhecido como “Bibiu do Jatobá” ou “Severino Bibiu” é um ativista cultural, produtor cultural, percussionista, ritmista, poeta, cordelista e compositor paraibano natural do município de Alagoa Grande, na região do Brejo da Paraíba. Visto como sendo uma pessoa indefectível, inoxidável, neo-platina, eclético, carismático, mas, com sinceridade, por vezes, tido e comprovado como polêmico. Sempre sendo perseverante em seus objetivos almejados, com méritos, foi bancário, trabalhou e se aposentou como funcionário exemplar no Banco do Estado do Rio de Janeiro.
Desde 1980 atua na área da cultura sendo fundador da Associação dos Artistas de Alagoa Grande, da Escola de Samba Unidos do Jatobá, do Grupo Musical Jatobá Show, do Clube dos Poetas, da AFROFORRÓ, também atuando como apresentador do programa de rádio “A Hora da Cultura” da Rádio Piemonte FM de Alagoa Grande. Já exerceu o cargo de vereador onde boa parte de seu mandato foi voltado para a defesa das expressões culturais do município de Alagoa Grande e da região do Brejo Paraíba. Durante seu mandato, viabilizou a conclusão do Memorial de Jackson do Pandeiro, hoje, como sendo um dos monumentos culturais mais visitados da região ao lado de outros como o Teatro Santa Ignêz e a Casa de Margarida Neves.
Formado em Administração de Empresas com especialização em Finanças, Educação e Gestão Cultural, foi escolhido para o cargo de assessor da cultura de Alagoa Grande durante o mandato do prefeito João Bosco, permanecendo na função de 2009 a 2012, participando da preparação de grandes eventos do município tais como Festa de São João, Festa da Padroeira, Festa da Consciência Negra, Festivais Diversos, Festival de Teatro e o Festival de Música Forró Fest (parceria com a TV Cabo Branco). Atuando principalmente na defesa das raízes culturais e dos artistas populares que culminaram na eleição de Bibiu para o cargo de Conselheiro Estadual da Cultura do Estado da Paraíba.
Focou em diversas conquistas como o fortalecimento do Fórum da Cultura do Brejo, e a implementação de secretarias da cultura em vários municípios paraibanos, além da realização do Festival da Cultura Popular do Brejo Paraibano, a exemplo do Festival de Artes do Município de Areia.
Fontes:
https://culturadobrejo.blogspot.com/2011/09/bibiu-do-jatoba-um-servo-da-cultura.html
https://culturadobrejo.blogspot.com/2014/03/severino-antonio-bibiu-do-jatoba-uma.html
https://culturadobrejo.blogspot.com/2018/08/bibiu-do-jatoba-e-eleito-conselheiro.html