O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/12/2022

Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida – UEPB

A Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida é considerada como uma das maiores coleções de cordéis do mundo.
Data de publicação: dezembro 10, 2022

Localização: Campina Grande – PB

Endereço: Universidade Estadual da Paraíba  –  Rua Baraúnas, 331, Bairro Universitário, CEP: 58429-500, 1º andar do prédio administrativo.

Site: https://bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br/

Instagram: https://www.instagram.com/bibliotecaatilaalmeida/

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecaatilalmeida/

A Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida é considerada como uma das maiores coleções de cordéis do mundo. O espaço conta com um acervo de 18.271 exemplares do gênero. Além dos folhetos em versos, o acervo da biblioteca conta com livros, jornais e cartas que remontam e contam a história da Paraíba.

Em 2003, o Governo do Estado da Paraíba adquiriu o acervo pessoal do pesquisador e professor Átila Almeida e doou à Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – que instituiu, em 2004, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida. Sendo, portanto, responsável pela guarda, conservação e manutenção da coleção.

Átila Almeida foi professor de Física da Universidade Federal da Paraíba (UFCG), além de jornalista, pesquisador e folclorista. Ele constituiu, ao longo de sua vida, um dos maiores e mais raros acervos do Nordeste, compostos de sete coleções: livros, dicionários, cordéis, folhetos, catálogos, jornais e xilogravuras.

Na época, eram cerca de 10 mil exemplares da coleção de Átila Almeida, depois foi incorporado o acervo de Gilmar de Carvalho, com 4 mil cordéis, e depois vieram outras doações como o acervo de Manuel Monteiro e Severino Bezerra de Carvalho.

O cordel mais antigo disponível para o público é de 1907, e é preservado com uma parte importante da história da Paraíba. Por conta da fragilidade do material, os cordéis não são abertos para o público em geral, mas estão passando por um processo de digitalização, para que as pessoas que tiverem interesse em conhecer o conteúdo, possam achá-los na internet. Por causa da quantidade de cordéis, nem todos, ainda, estão catalogados.

Instalada no primeiro andar do prédio da Administração Central da UEPB, em Campina Grande, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida se apresenta aos estudiosos como uma singular opção para aqueles que desejam desenvolver pesquisas acadêmicas.

Maiara Alves

Fontes:

https://bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br/#biblioteca

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/11/19/paraiba-tem-biblioteca-com-mais-de-18-mil-cordeis-preservar-livros-e-uma-prova-de-que-a-historia-aconteceu.ghtml