O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/06/2016

Biblioteca Livro em Roda

Semanalmente os livros rodam até os locais combinados, e a leitura é a principal atração das crianças. Recebe o apoio do “Criança Esperança”.
Data de publicação: junho 8, 2016

Municípios: Conde / Assunção / Salgadinho – PB.

Fundação: 1996

A Associação Educativa Livro em Roda (AELER) é uma instituição não governamental, sua criação deu-se devido ao fato de crianças e adolescentes da área rural apresentar baixo rendimento escolar e alto índice de repetência e evasão. Em 1996, as professoras Tereza Cristina Barbosa de Brito e Anne Ceulemans fundaram a Associação Educativa Livro em Roda, convencidas da importância da leitura na educação e no desenvolvimento pessoal de crianças, começaram a visitar a área rural do município de Conde, levando às crianças uma minibiblioteca buscando democratizar o acesso a livros da literatura infantil e juvenil.

Inicialmente os livros ficavam acondicionados em caixas de papelão e rodavam no carro de uma das professoras. A ALER criou o programa de leitura Biblioteca Livro em Roda (BLR), em fevereiro de 1997, suas atividades tiveram início na comunidade, Capim Açu, onde se inscreveram 50 crianças. Semanalmente os livros rodam até os locais combinados, e a leitura é a principal atração da roda de crianças que se forma. Na roda são desenvolvidas atividades de empréstimo e leitura de livros, comentários e brincadeiras sobre as histórias lidas, criação de novas histórias que resgatam as tradições populares, e confecção artesanal de livros com material produzido pelas crianças.

O acervo da Biblioteca Livro em Roda foi aumentando gradativamente, e com ele o número de comunidades atendidas. Em agosto de 1998, seis comunidades participam da biblioteca, com um total de mais de trezentas crianças inscritas, e um acervo de 900 livros de literatura infantil.

As dificuldades foram sendo deixadas para trás e, ao final de 1997, a Associação Educativa Livro em Roda conseguiu mais livros e uma verba com a qual foi possível adquirir uma caminhonete, o que facilitou o transporte dos livros e possibilitou o acesso a outros lugares.

No ano de 2005, este programa “Biblioteca Livro em Roda” foi expandido a convite da Secretaria de Educação do Município de Assunção, localizado na região do Semiárido Paraibano. No ano de 2014, com o patrocínio da Petrobrás Desenvolvimento, a ação da AELER foi expandida para o município de Salgadinho (PB), onde passou a atender a mais de 400 alunos distribuídos em 8 escolas rurais.

O projeto Biblioteca Livro em Roda atende nos municípios paraibanos de Conde, Assunção e Salgadinho, em torno de 3.200 alunos, e empresta, semanalmente, mais de 1.600 títulos de livros da literatura infantil e juvenil.

Os livros rodam em caixas de plástico coloridas, arrumados de acordo com a faixa etária correspondente. Apesar de a dificuldade de se avaliar o impacto desse trabalho na formação do cidadão leitor, as professoras responsáveis percebem que após um ano e meio de trabalho as crianças escolhem mais conscientemente os livros, e fazem pedidos com uma temática específica. Além disso, no dia a dia se referem ao vocabulário, expressões e assuntos dos livros lidos.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido através da AELER pode ser verificado a partir dos vários prêmios, menção honrosa e destaques em concursos:

1998 – Segundo lugar nacional no Concurso Melhores Programas de Leitura Infanto – Juvenil no Brasil, do PROLER – MEC, Biblioteca Nacional, Fundação Nacional de Livro Infanto-Juvenil.

1999 – Menção Honrosa no Concurso Nacional ITAÚ/UNICEF de Programas de Ação Complementar à Escola.

2000 – Segundo lugar nacional no Concurso Melhores Programas de Leitura Infanto-Juvenil no Brasil, do PROLER – MEC, Biblioteca Nacional, Fundação Nacional De Livro Infanto-Juvenil.

2001 – Menção Honrosa no Concurso Nacional ITAÚ/UNICEF de Programas de Ação Complementar à Escola.

2004 – Premiado no 3 Concurso REDE ANDI para projetos em Comunicação pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

2005 – Menção Honrosa no Concurso Nacional ITAÚ/UNICEF de Programas de Ação Complementar à Escola.

2005 – Semifinalista do Prêmio Cultura Viva pelo Ministério da Cultura e pelo Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC.

2007 – Prêmio Cultura Viva – Ministério da Cultura e Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC.

2008 – Selecionado pelo Plano Nacional do Livro e Leitura como uma das 60 melhores experiências de incentivo à leitura do Brasil.

2008 – Selecionado e aprovado no I Concurso Pontos de Leitura Machado de Assis promovido pelo Ministério da Cultura.

2009 – Finalista do Prêmio Viva Leitura – Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), dos ministérios da Cultura e da Educação. O Prêmio tem execução e patrocínio da Fundação Santillana.

2012 – Menção honrosa no 17 Concurso FNLIJ / Petrobras Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil.

As Escolas Notre Dame – França realizam uma parceria de intercâmbio cultural, envolvendo alunos e professores. Anualmente, professores e/ou alunos da entidade vem ao Brasil e ficam cerca de um mês conhecendo e participando das atividades da ALER. A Petrobrás Desenvolvimento, através de convênio resultado de concorrência pública, patrocina, em 2014 e 2015, o projeto Biblioteca Livro em Roda, possibilitando a contratação de pessoal, a ampliação de acervo bibliográfico, a realização de seminários com professores dos municípios atendidos, dentre outras ações imprescindíveis para a consecução de nossos objetivos.

O projeto conta com uma série de parcerias, entre elas os recursos oferecidos pelo “Criança Esperança”, além da colaboração das prefeituras municipais em que o programa Biblioteca Livro em Roda é desenvolvido e também conta com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, que além de desenvolver projetos de extensão em parceria com a AELER, também contribui com o planejamento, o monitoramento e a avaliação das ações da organização.

Fonte:

http://www.fnlij.org.br/site/images/documentos/concursos-melhores_programas-resumos_vencedores_03o_concurso_mpil.pdf

https://pt-br.facebook.com/bibliotecalivroemroda

http://www.iteia.org.br/livroemroda1

http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/7084

http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/581

http://docplayer.com.br/8203440-Semeando-leitura-e-colhendo-leitores-o-projeto-biblioteca-livro-em-roda-disseminando-informacao-junto-aos-alunos-do-ensino-fundamental.html

http://redeglobo.globo.com/criancaesperanca/projetos/2011/livro-em-roda/

http://www.paraiba.com.br/111317/cidades/criancas-e-adolescentes-de-assuncao-ganham-um-ponto-de-leitura.htm

Ponto de Cultura Biblioteca Livro em Rodas faz abertura da TEIA 2011/PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *