Município: João Pessoa-PB
Ano de criação: 1989
Instagram: @blococafuçu
Facebook: Bloco do Cafuçu
Site: http://blococafucu.blogspot.com.br/
No ano de 1989, a partir de uma brincadeira de alguns colegas, surgiu o Bloco Cafuçu, com uma proposta diferente dos demais blocos carnavalescos da cidade; propõe aos seus foliões um estilo “brega e chique”, arrastando multidões. Na época de sua fundação, o professor e quadrinista Henrique Magalhães confeccionou o primeiro estandarte e reuniu amigos para desfilar no Bloco Muriçocas do Miramar, tendo como porta estandarte o professor William Pinheiro.
Até 1997 o Bloco saía na Orla do Cabo Branco, se mudando a partir do ano seguinte para o Centro Histórico, no início com concentração na Rua Duque de Caxias. Depois passou a ocupar a Praça Dom Adauto (Praça do Bispo) e, em seguida, o Ponto de Cem Réis e a Praça Rio Branco, com trajeto até a Praça Antenor Navarro.
O Bloco Cafuçu sai às ruas de João Pessoa na sexta-feira que antecede o carnaval, e traz para seus foliões muita música brega e irreverência. Através dessa configuração, o Cafuçu por onde passa leva a diversão e alegria com estilo brega, além de ser acessível para grupos de foliões de diferentes idades.
Para muitos foliões a diversão do bloco já começa aí, na escolha do figurino. O jornalista Élison Silva disse: “Eu saio no Cafuçu desde 2008. Desde então, acredito que não fui apenas nos anos da pandemia e em 2017, quando estava no Rio de Janeiro para o Carnaval. A proposta de visual e música brega me encantam muito. E quando você vai ao bloco, sente uma energia muito boa”.
Reunir um grupo de amigos, também é outro elemento chave para brincar o Cafuçu. Isso porque a “competição” do melhor look é inevitável. “Dalice, uma das fundadoras do bloco, tinha o costume de chamar o povo de cafuçu quando via alguma coisa estranha no modo de agir ou se vestir das pessoas. O nome do bloco vem daí”, explica Buda Lira, um dos diretores e fundadores do Cafuçu.
Hino do bloco
Cabelo com brilhantina
Duas lapadas de pinga
Pente no bolso
No corpo muita ginga
Medalhão no pescoço
Cheirando a Mistral
Lá vai o cafuçu
brincar o carnaval (bis)
Quem passa em Tambaú
Sabe o que é alegria
O cafuçu é uma eterna folia
Eu sou a cara da massa
E quando a gente passa
A moçada toda vai gritando assim
Olha o cafuçu
ô ô ô
Olha o cafuçu
Também sou
Olha o cafuçu
ô ô ô
Também vou
E é por isso que é com ele que eu vou, ê ô (bis)
Fontes:
http://blognacola.blogspot.com.br/2011/03/cafucus-levam-irreverencia-e-alegria-ao.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cafu%C3%A7u
https://blocodocafucu.wordpress.com/
*Atualizado por Sandra da Costa Vasconcelos em fevereiro de 2025