O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/07/2021

Bodão Ferreira

Natural de Campina Grande e radicado em João Pessoa, Bodão Ferreira é músico, compositor e cordelista.
Data de publicação: julho 31, 2021

Naturalidade: Campina Grande – PB

Data de nascimento: 03 de agosto de 1995

Atividades artístico-culturais: Músico, compositor e cordelista

Instagram: https://www.instagram.com/bodao_ferreira/ 

Matheus Ferreira da Silva, mais conhecido como Bodão Ferreira, é estudante da graduação de história pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e militante do Movimento dos Pequenos Agricultores. Dedica-se também às atividades musicais e cordelistas. Ele é natural de Campina Grande, foi criado desde os 3 dias de nascido, na zona rural de Alagoa Nova e reside na cidade de João Pessoa – PB. 

A sua relação com a cultura surgiu através do seu avô, pois ele mesmo sendo analfabeto, comprava folhetos de cordel para que as pessoas que eram alfabetizadas lessem até que ele memorizasse. Tendo contato com as manifestações culturais da comunidade, participou de cirandas, quadrilhas, da entrega do cruzeiro de São João, entre outras atividades.

No ano de 2014, Bodão Ferreira começou a compor os primeiros folhetos de cordel enquanto participava da Associação Cultural e Agrícola de Jovens Ambientalistas de Alagoa Nova (ACAJAMAN). Além disso, no mesmo período passou a tocar violão, e através disso passou a dar melodia aos seus versos voltados para a educação no campo, sócio política e regionalismo. Já nos anos de 2015/2016, passou a se apresentar em eventos, barzinhos, escolas e feiras, ele narra que tocava, cantava e declamava. 

Em 2019, entrou para o coletivo de compositores de Campina Grande e região, chamado Coletivo Compor, onde realizou apresentações nas “Noites Autorais”, que em 2020 migrou para o modelo on-line por decorrência da pandemia.

Em 2020 lançou “Alagoa Nova em cordel”, uma coletânea de literatura de cordel composta por sete folhetos que contam a história do município. No ano de 2021, o artista encontra-se em João Pessoa, grava o seu primeiro EP e vivencia a produção e o movimento cultural da cidade.   

Jaqueline Rodrigues

Fontes: 

Entrevista com Bodão Ferreira por Jaqueline Rodrigues.

Imagens: Reprodução/Instagram – @bodao_ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *