Município: Cabedelo – PB
Origem: 22 de agosto de 1996
Descrição da expressão cultural: manifestação folclórica
O Boi Formoso de Cabedelo foi organizado na Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia, a partir de uma pesquisa sobre Danças Folclóricas, como a do Boi-de-Reis, originada da Cultura Afro-Brasileira no Período do Brasil Colônia. O grupo foi fundado pela professora de artes, dona Evilásia Lourenço que, numa trajetória de 20 anos, construiu uma história rica de experiências e compromisso com a cultura e as manifestações culturais do povo da cidade.
No início, os escravos utilizavam um lençol estampado na cabeça, dando cabeçada nas pessoas, que se defendiam com passos ritmados. Depois, passaram a utilizar instrumentos de percussão, como pandeiro e a rabeca.
A dança representa uma história da Cultura Popular, em que a personagem Catirina, grávida, tem desejos, e pede ao seu marido, o fazendeiro Benedito, a língua do Boi que ele mandou comprar no Egito.
O 1º nome dado ao grupo, em Cabedelo-PB, foi Boi-Bumbá. Boi Formoso, posteriormente batizado, é uma homenagem à Praia Formosa, localizada na cidade portuária.
O grupo conseguiu, a partir do apoio inicial da Secretaria de Educação, movimentar a cena cultural da cidade com apresentações e participação nos projetos em locais como as escolas, a Fortaleza de Santa Catarina, o Porto com a recepção aos turistas. Também em eventos como encontros e Mostras realizadas por instituições como Sesc e UFPB.
Além de Cabedelo, existem outras regiões em que também há esse tipo de manifestação cultural. Em João Pessoa e Bayeux, estado da Paraíba, é chamada de Cavalo-Marinho ou Boi-de-Reis; E em São Luís, no Maranhão, de Bumba-Meu-Boi; E em Parintins, em Manaus, é Boi-Bumbá.
Eli Soares
Fontes:
http://cabedelo.pb.gov.br/portalturismo/manifestacoes_populares.asp