Município: Bonito de Santa Fé – PB
Localização: Região de Cajazeiras
Data de emancipação política : 15 de novembro de 1938 de São José de Piranhas
Distância da capital: 493 km
Área territorial: 228,326 km quadrados
Limite geográfico: municípios paraibanos de Monte Horebe,Serra Grande, São José de Caiana e Conceição e os municípios cearenses de Barro e Mauriti População: 11.814 hab(IBGE/2016)
Gentílico: Bonitense
Clima: Semiárido
Altitude: 593 m
Vegetação: Caatinga xerofítica
Eventos: Festa de emancipação de Bonito de Santa Fé
História
O município era primitivamente habitado pelos índios Cariris e Tarairiús. As terras pertencentes à família Arruda Câmara foram vendidas a Manoel José e Francisco Soares que deram início à colonização do local através da atividade agrícola.
No século XIX a região foi alvo de cangaceiros combatidos sobretudo pela família de Timóteo de Souza e principalmente o chamado capitão Timóteo o homem que desafiou Lampião. Pacificada a região, foi construída a capela de Santo Antônio, que deu origem ao povoado de Santa Fé. Em 1889, surgiu a primeira feira livre.
O povoado pertencia ao município de São José de Piranhas a emancipação política do município, então denominada de Bonito, ocorre pela lei estadual N° 1164 de 15 de novembro de 1938 desmembrado de Jatobá, constituído de dois distritos : Bonito e Monte Horebe. Pelo decreto-lei estadual N° 520, de 31 de dezembro, o município é denominado Bonito de Santa Fé. A lei estadual N° 26 08, de 5 de dezembro de 1961, desmembrou o distrito de Monte Horebe do município de Bonito de Santa Fé, elevando a categoria de município.
Jonas
Fontes: