O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/11/2022

Brechó Jardim das Margarinas

Localizado em Manaíra, o Brechó Jardim das Margarinas é uma boa alternativa para quem procura roupas de qualidade e preços acessíveis.
Data de publicação: novembro 12, 2022

Município: João Pessoa – PB   

Fundado: 2016

Telefone: (83) 99999-1345

Endereço: Av. Monteiro da Franca, 511 – sala 101/102 – Manaíra

Instagram: https://www.instagram.com/jardimmargaridas/ 

Facebook: https://pt-br.facebook.com/jardimmargaridas/    

Com a junção de moda e criatividade, surgiu a criação do primeiro guarda-roupa compartilhado na região de João Pessoa. Pensando na economia financeira e ambiental o TrocaDin é o primeiro Clube de troca de roupas da Paraíba, um serviço disponível para mulheres interessadas em renovar o armário através da troca de peças ou descontos em todo acervo da loja. Assim, Adriana Guimarães, idealizadora do Brechó Jardim das Margaridas e cofundadora da Cultive Moda Compartilhada, valoriza a cultura do consumo consciente e menos apego, uma moda slow fashion.

Sendo assim, criado há 6 anos com mais de 650 peças, os valores do Jardim das Margarinas são moda mais: justa, ética e humana. Já existem muitas roupas no mundo, o mercado de usados tem um papel importante em gerar menos resíduos ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Como boa alternativa para quem procura roupas de qualidade e preços acessíveis, os brechós vendem itens sem produzi-los, gerando uma economia de 80% no valor de cada peça em relação a um produto novo. 

Com isso, a ideia de criar um guarda-roupa compartilhado por meio de assinatura mensal, trouxe uma nova relação com o consumo:  a economia colaborativa. A Cultive é uma rede de empréstimos que funciona como uma biblioteca de roupas estilo atemporal, com mais de 300 peças, em um espaço com peças que seriam usadas poucas vezes e fazê-las circular entre as assinantes do serviço. Estilo: usa, lava e devolve. Dar nova vida faz parte dos projetos sociais da loja, incentivando a comunidade da cidade, como o clube do livro, dando destino aos itens parados nas casas e querem se desfazer. Há também o clube de bijuterias para quem compra no Brechó pode levar de forma gratuita.

Então, existe o espaço colaborativo exclusivo para quem quer divulgar seus produtos, apoiando e incentivando os microempreendedores locais que trabalham com produtos voltados para a sustentabilidade. Assim, o Clube de Trocas denominado TrocaDin que é um programa de troca de roupas para usuárias interessadas em renovar o armário através da troca de peças foi muito aceito pela sociedade durante a pandemia. A proposta da Adriana é levar adiante ideias e iniciativas que fazem sentido para a comunidade e para o Planeta. Até as embalagens: são doadas pelos clientes ou lojistas que encerraram suas atividades, aproveitando sempre para usufruir do que já existe e está sem uso. 

Suzana Sousa