Município: Areia-PB
Distância de João Pessoa: 130 km
Data de realização do evento: Ocorre tradicionalmente no último fim de semana do mês de setembro, com variação na data.
Temática do evento: Música brega
Local de realização: Calçadão João Cardoso.
O Festival da Cachaça e da Rapadura, popularmente conhecido como “Bregareia”, é o mais tradicional festival brega do país. O evento é realizado em Areia, município localizado na microrregião do Brejo e na Mesorregião do Agreste Paraibano, possuindo o maior número de engenhos de aguardente e rapadura do Estado da Paraíba. A economia da cidade também é voltada para a produção dos produtos derivados da cana-de-açúcar.
Com o intuito de valorizar essa cultura, no ano de 1994, por iniciativa do Professor do Curso de Agronomia da UFPB, Campus III, Lidiney Henrique, foi criado o Festival da Cachaça e da Rapadura, mas, pela projeção do evento, em 1997, na gestão da prefeita Adria Perazzo, com o apoio da ASPECA (Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça) ele passou a se chamar não apenas Festival da Cachaça e da Rapadura, mas sim “Festival Brasileiro da Cachaça, da Rapadura e do Açúcar Mascavo”.
No mesmo ano, através de uma proposta do deputado Tião Gomes surgiu à ideia de se realizar, no encerramento do Festival, um evento diferente dos demais, neste momento nasceu o “Bregareia” evento único no Brasil, e que reúne os principais representantes do gênero brega no centro da cidade. São três dias de muita música, comida típica, exposições, atrativos turísticos e peculiaridades da terra da cultura.
O Festival é realizado durante toda uma semana, com cursos e palestras de autoridades de todo o país, debatendo os problemas e soluções para a crise dos engenhos de cana de açúcar e rapadura, com produtores do Estado e de várias partes do Brasil.
Mesmo sendo um sucesso, ano após ano, desde a sua criação, o festival acabou ficando esquecido, chegando até mesmo a mudar de nome, de Bregareia, para Areia Fest, o que desagradou e minimizou o tamanho do evento.
Em 2013, a festividade voltou a ser acontecer, graças à iniciativa da prefeitura do município, com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, do Ministério do Turismo, de seus patrocinadores e a colaboração de seu idealizador, Tião Gomes. No ano marcado pela sua volta, o evento recebeu o nome de Festival Brasileiro da Cachaça, da Rapadura e do Açúcar Mascavo e também da música Brega Brasileira-Bregareia.
A festa tem como objetivo impulsionar a economia, o turismo e a geração de emprego e renda em todos os seguimentos. Nela é evidenciada a importância da produção da aguardente, um dos produtos cuja matéria prima é a cana de açúcar, além de reconhecer “O brega” como gênero musical, dando voz a artistas que ficam longe da mídia durante quase todo o ano.
Durante a realização do festival, participantes e visitantes tem a oportunidade de conhecer a rica história da cidade de Areia, com o Teatro Minerva, o primeiro teatro da Paraíba fundado em 1854, o Casarão José Rufino, construído em 1808, o Museu casa de Pedro Américo, autor do quadro “O Grito do Ipiranga”, considerado o melhor pintor do Império, grande orgulho das artes plásticas brasileira, conhecido em todo mundo pelo seu indiscutível talento. Além do Museu Regional de Areia, o Museu da Rapadura, e seus 30 engenhos em atividade na fabricação de cachaça e rapadura.
O Bregareia já é considerado um dos mais importantes eventos de todo o Nordeste, sendo comparado ao Oktoberfest (Festival da Cerveja realizado todos os anos em Blumenau, Santa Catarina). Dada à visibilidade do evento, donos de engenhos expõem suas marcas, fidelizam clientes e aceleram a economia, colocando Areia de volta à rota do desenvolvimento. As últimas edições da festa reuniram, em Areia, cerca de 100 mil turistas.
Fontes:
http://martinhoalves.blogspot.com.br/2014/11/dezembro-bregareia-homenageia-o-reio.html
http://bregareia2013.blogspot.com.br/2013/09/bregareia-uma-cultura-uma-historia-que.html