Municípios: Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova
Região do Estado: Brejo Paraibano
Distância de João Pessoa: 120 km.
Vias de acesso: BR 230 e PB 079.
Temática: Lazer / Cultural
Local de realização: Cidades do brejo paraibano.
Período: Julho, Agosto e Setembro
Instagram: @caminhosdofrioparaiba
Site: https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/#
A Rota Cultural Caminhos do Frio é realizada entre julho e setembro, a iniciativa percorre nove cidades do Brejo Paraibano, promovendo cultura, turismo e gastronomia em um cenário de temperaturas amenas, que chegam a atingir médias de 12 a 14 graus.
O roteiro teve início em 2006, com sua primeira edição realizada na cidade de Bananeiras, entre os dias 19 e 25 de agosto. Atualmente, a edição inicia-se no município de Areia, de 1º a 7 de julho, trazendo mostras de artes visuais, oficinas culturais, espetáculos teatrais e shows musicais. Em seguida, Pilões recebe o evento de 8 a 14 de julho, destacando-se com exposições de arte, oficinas de empreendedorismo e sommelier de cachaça, além de shows e gastronomia típica.
De 15 a 21 de julho, Matinhas entra na programação sob o tema “Laranja, Arte e Cultura”, com treinamentos de sommelier, feiras de artesanato, shows de forró e trilhas ecológicas. Já Solânea, entre os dias 22 e 28 de julho, promove feiras gastronômicas, apresentações culturais, oficinas e a Mostra Cine Solânea, valorizando a literatura de cordel e a cultura popular.
Serraria, de 29 de julho a 4 de agosto, foca na temática “Natureza, Seresta e Engenhos”, incluindo passeios pelos engenhos locais, festivais gastronômicos e a tradicional cavalgada do Brejo. A cidade de Borborema recebe o evento de 5 a 11 de agosto, com o tema “Histórias, Fé e Cultura”, promovendo rapel na cachoeira Boa Vista, oficinas de musicalização e poesia, além de uma rota turística pelo município.
Remígio participa de 12 a 18 de agosto, com feiras agroecológicas, palestras, visitas a patrimônios históricos e muito forró. Bananeiras, um dos destaques da rota, recebe o evento de 19 a 25 de agosto, oferecendo oficinas de fotografia, apresentações de bandas filarmônicas e atrações musicais.
Na reta final, Alagoa Grande sedia a programação de 28 de agosto a 3 de setembro, com feiras gastronômicas, exposições e shows de artistas regionais. O roteiro se encerra em Alagoa Nova, de 2 a 8 de setembro, promovendo treinamentos de sommelier, apresentações culturais e exposições artísticas.
A rota é organizada pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, com apoio do Governo do Estado, Sebrae, PBTur, Atura e das prefeituras municipais. Além de ser um evento turístico, a iniciativa fortalece a economia local, aquecendo setores como hospedagem, alimentação e comércio. O evento também inclui oficinas, festivais culturais e a Rota Gastronômica do Brejo.
A cada edição, novas atrações são incorporadas ao evento. Em 2016, por exemplo, foi introduzida a experiência do “Serenateando”, uma serenata pelas ruas de Bananeiras, com paradas nos restaurantes locais. Além disso, o Caminhos do Frio integra roteiros maiores, como os Caminhos dos Engenhos e o Roteiro Nacional Civilização do Açúcar, conectando o evento a outras iniciativas culturais no Nordeste.
Fontes:
http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/18151/1/SueniaFSG_DISSERT.pdf
http://www.luizcarlospb.com.br/2015/07/caminhos-do-frio-tem-datas-definidas-e.html
http://www.portals1.com.br/caminhos-do-frio-puxa-alta-de-leitos-na-paraiba/
https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/
https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/
*Atualizado em fevereiro de 2025 por Gabrielle Viana