Municípios: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Pilões e Serraria.
Região do Estado: Brejo Paraibano
Distância de João Pessoa: 120 km.
Vias de acesso: BR 230 e PB 079.
Temática: Lazer / Cultural
Local de realização: Cidades do brejo paraibano
Localizada no Brejo Paraibano, a rota “Caminhos dos Engenhos” resgata a história da produção de cachaça na região, aliando tradição e turismo. O percurso passa por antigos engenhos de cana-de-açúcar, casarões e paisagens naturais.
No século XVII, a microrregião servia como rota de tropeiros que seguiam para o sertão, tornando-se um importante polo produtor de cachaça e rapadura. Ao longo dos anos, os engenhos se multiplicaram e impulsionaram a economia local. Hoje, muitos desses engenhos foram restaurados e adaptados para receber visitantes, mantendo viva a tradição da cachaça artesanal.
A rota surgiu por meio de uma parceria entre SEBRAE, PBTUR, prefeituras e proprietários dos engenhos, visando fortalecer o turismo e promover o desenvolvimento econômico regional. Atualmente, 15 engenhos participam do projeto, oferecendo aos turistas a oportunidade de acompanhar o processo produtivo da cachaça e rapadura.
A Paraíba é o maior produtor de cachaça de alambique do Nordeste, respondendo por 25 milhões de litros da bebida em 2023. De acordo com a Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), o estado possui cerca de 80 engenhos legalizados, sendo a segunda maior produtora do país, atrás apenas de Minas Gerais. O setor gera cerca de mil empregos diretos e dois mil indiretos, beneficiando principalmente a população da zona rural. Além da produção de cachaça, o turismo impulsionado pela rota movimenta restaurantes, pousadas e feiras de artesanato.
Um dos passeios pertencente ao Engenho e Casa Grande da Várzea, em Areia-PB, começa em um antigo galpão construído em 1870, onde peças de madeira expostas ilustram a evolução do maquinário utilizado na produção da cachaça. Em seguida, os turistas são levados ao casarão que abrigava os senhores do engenho e suas famílias, um imponente prédio que ainda conserva móveis e utensílios dos séculos XIX e XX.
Ao longo da rota, os visitantes podem conhecer de perto todo o processo produtivo da cachaça, desde a colheita da cana-de-açúcar até o envelhecimento e embalagem das versões mais sofisticadas da bebida. Nos engenhos em funcionamento, é possível observar os alambiques em atividade e degustar diferentes variedades de cachaça sob a sombra de frondosas árvores ou ao som de música pé-de-serra.
O projeto não se limita à produção de cachaça, o turista pode explorar o ecoturismo, com trilhas em áreas de Mata Atlântica e visitação a cachoeiras. O passeio também inclui centros históricos de cidades como Areia, Bananeiras, Serraria, Pirpirituba e Alagoa Grande, que preservam casarões coloniais e igrejas centenárias. Outro destaque é a gastronomia local, com pratos à base de produtos da região, como carne de sol, galinha caipira e doces caseiros.
A Paraíba se destaca não apenas pela produção de cachaça, mas também pela variedade de marcas renomadas, como Aroma da Serra, Arretada, Baraúna, Bandeira Branca, Cobiçada, Gregório, Matuta, Nobre, São Paulo, Serra Limpa, Triunfo e Volúpia.
Fontes:
http://turismo.culturamix.com/cultural/caminho-dos-engenhos-no-brejo-da-paraiba
http://ecoturismoecultura.com/pt/turismo-cultural-na-paraiba/8-caminhos-dos-engenhos.html
http://alagoagrande1agora.blogspot.com.br/2014/02/engenho-volupia-de-alagoa-grande-e.html
http://diariodobrejo.com/caminho-dos-engenhos/
http://brejo.wordpress.com/2007/09/29/caminho-dos-engenhos/
https://auniao.pb.gov.br/noticias/almanaque/paraiba-dos-engenhos
https://brejoparaibano.com.br/rota-dos-engenhos/
https://paraibese.destinoparaiba.pb.gov.br/2023/12/01/dia-6-rota-dos-engenhos-e-suas-cachacas/
https://brejoparaibano.com.br/rota-dos-engenhos/
*Atualizado em fevereiro de 2025 por Gabrielle Viana