O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/07/2016

Capilé

O artista é conhecido por sua alegria contagiante, e encanta fãs com seu estilo irreverente e inovador. Suas canções marcaram vários momentos da história da cidade de Campina Grande.
Data de publicação: julho 14, 2016

Naturalidade: Campina Grande – PB

Atividades artístico – culturais:  Músico, cantor e compositor.

Contatos: (83)3335-4200 / (83)99315-1343 / (83)98735-4200

Instagram: https://www.instagram.com/capileledacuca/

Sites: http://websta.me/n/capileledacuca /

E-mail: producoes@capile.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/CapileReal

Lenilson Costa de Macedo é conhecido no meio artístico por “Capilé”. O apelido foi dado por seu irmão mais velho José Macedo, esse era o nome de um personagem de uma rádio novela.

Capilé antes de iniciar carreira na música sonhava em ser um grande jogador de futebol, o gramado era sua paixão, e jogou nos melhores times de Campina Grande, o Treze Futebol Clube onde passou 5 anos, e no Campinense, jogou 3 anos. Deixou de ser um atleta para ser apenas um torcedor alvinegro.

O artista iniciou na música no ano de 1982, na época ele cantava no Colégio Estadual da Prata para os outros alunos. Capilé já foi puxador de uma Escola de Samba, e até chegou a cursar 6 meses de administração, durante o curso não abandonou o violão. Ele cantava nos bares da cidade, nas noites campinenses. Desistiu de ser administrador e investiu na música.

O vocalista relembra que o São João de Campina Grande foi o início do seu sucesso e fama “O São Joao de Campina Grande é o nosso produto maior, e dele nasceu o subproduto, os artistas que estão aí, trabalhando e cantando para o povo”.

O musicista carrega em sua bagagem mais de 30 anos de carreira. Capilé é conhecido por sua alegria contagiante, e encanta fãs com seu estilo irreverente inovador e atualizado da região.

O vocalista já gravou diversos CD’s e DVD’s, todos com a marca da sua versatilidade, seja lançando músicas autorais ou interpretando grandes sucessos, destaca-se por ser um músico versátil e determinado, sempre passeando pelos ritmos e possibilidades que a música permite, e ultrapassado barreiras e obstáculos em toda a sua trajetória artística.

Sua carreira tem sido marcada pela longevidade, os anos passam e Capilé continua com um ar jovial e bem disposto. E a agenda continua badalada, é tanto que o cantor marca presença nos melhores eventos do país. É o artista mais ousado, no bom sentido da palavra. É especialmente conhecido por sua humildade, e destaca-se pelo seu estilo sempre inovador e atualizado.

Muito ligado às raízes, mesmo sendo conhecido nacionalmente,  e suas músicas marcaram vários momentos da história da cidade de Campina Grande. Em 1985, Capilé juntamente com Nino, criou a canção “Campina Capital Mundial do Forró”, que  se tornou o Hino do evento mais popular de Campina – “O Maior São João do Mundo”. Todos os anos Capilé abria e encerrava o evento. E foi pioneiro em muitas iniciativas culturais do município.

Em 1986 inaugurou o Forrock em Campina Grande (PB), logo em seguida foi convidado pela gravadora Polydisc para fazer um disco intitulado “Pra gente vadiar” que teve a produção e participação em uma música do cantor pernambucano Jorge de Altinho.

Em 1987 gravou o LP “Haja coração” produzido no Rio de Janeiro (RJ), trabalho esse que o levou pela primeira vez a um programa de televisão nacional. Capilé apresentou-se no “Programa do Bolinha” exibido pela Band nas tardes de sábado, e durante sua performance apresentou uma música autoral “Chamego do merengue”. O artista participou da inauguração do Spazzio, uma das maiores casas de Shows da América Latina, em Campina Grande (PB).

Em 1988, pela primeira vez Capilé gravou o LP “É bom que só”, com sua banda. Em 1989, também com a sua banda gravou o LP “Arraial nas estrelas”, que contou com a produção e participação do produtor Renato Fechine. A música “Arraial nas Estrelas” tornou-se um dos maiores hits do São João de Campina Grande.

No ano de 1990 participou diretamente do projeto que criou a Micarande, o primeiro carnaval fora de época do Brasil fora do circuito da Bahia, com o Bloco “Balanço do Amor”, dando início aos carnavais fora de época pelo país.

Logo em seguida veio o Carnatal onde participa desde a criação do evento, na sua primeira edição, em 1991. Ainda no mesmo ano fez o LP “Muito prazer”, gravado na Bahia no renomado estúdio WR, no qual teve a participação de músicos como Ricardo Ferraro (Banda Asa de Águia), Lazo, Waltinho (Chiclete com Banana), Fernando Nunes (Zeca Baleiro). Um dos maiores prazeres da vida do cantor foi à participação do grande músico e ídolo Dominguinhos na gravação do álbum.

Em 1992 gravou o LP “É dindoidá”, composição de Lenine. O disco foi produzido por Renato Fechine, teve a participação do percursionista Ivanzinho (Ricardo Chaves, atualmente Araketu), nesse disco foi gravado o hit “bota pra ferver”, composição de Durval Lélis, uma das músicas mais tocadas no país na década de 1990.

Em 1993 gravou o LP “Abadá”, a música intitulada “Abadá” contida na obra é composição de Dú e Durval Lélis, renomados artistas brasileiros. A música marcou a mudança das vestes do carnaval que até então era chamado de Mortalha (camisão de malha que tinha o comprimento até o meio da perna). Cria-se o Abadá e extingue-se a mortalha, sendo uma das músicas mais executadas nas rádios do Nordeste, e até hoje é marca registrada em todos os carnavais.

No ano de 1995 grava seu primeiro CD, intitulado “Festa”, trabalho autoral com algumas parcerias. Em 1999 vai à Bahia para gravar o seu segundo CD “Cantanto prá você”, onde inseriu no disco a música “Rolinha” composta por Selma do Coco. A mesma levou Capilé ao programa “Sabadão” com o Gugu, logo em seguida o cantor participou da famosa “Banheira do Gugu” no Domingo Legal. Foi contratado pela gravadora EMI MUSIC onde gravou “A marca do Zorró” com a qual se apresentou nos programas de Raul Gil, Domingo Legal, Sabadão Sertanejo, entre outros.

Em 2002, Capilé participou com seu Trio Elétrico Backstage do carnaval de Porto Seguro (BA), na época foi considerado pela crítica a melhor atração do carnaval durante dois anos consecutivos. No ano de 2004 fez o carnaval em Apodi (RN), e é presença confirmada na maioria dos carnavais em Floriano (PI) e na cidade de Luiz Correa (PI).

Em 2005, o cantor é convidado pelo jogador de futebol Marcelinho Paraíba para conhecer Berlim na Alemanha, e realizou com muito sucesso uma temporada de shows, devido ao sucesso retorna no ano seguinte para realização de outras apresentações, seu trabalho se expandiu e o artista torna-se reconhecido internacionalmente.

Com 25 anos de carreira, Capilé lança seu segundo DVD gravado em seu trio elétrico em 2007, mostrando a realidade dos arrastões, sem a utilização de recursos os de efeitos especiais, as imagens foram colhidas nos eventos “Bloco as Virgens da Micarande” de Campina Grande (PB), festividade carnavalesca em que os homens se vestem de mulher e as mulheres se vestem de homem, um dos primeiros do país, e no Bloco “Burro Elétrico” no Carnatal em Natal (RN).

Mesmo tendo participado de vários programas de TV em rede local e nacional, entre eles, o Programa Raul Gil e o Domingo Legal, o músico prefere a agitação do trio elétrico. O seu sucesso maior se dá nas ruas e em grandes shows que balançam multidões.

Em 2014, o Teatro Municipal Severino Cabral localizado em Campina Grande, terra natal do músico prestou uma homenagem à Banda Capilé e ao vocalista “Sua trajetória é longa, sua agenda continua lotada, sua alegria continua a contagiar a todos, e nós, que fazemos o Teatro Municipal, queremos em seu nome parabenizar todos os cantores e cantoras de nossa cidade. Receba com carinho essa homenagem”.

No mês de abril de 2016, Capilé assumiu o cargo de Secretário Municipal da Cultura do município de Campina Grande, porém foi exonerado duas semanas depois para cumprir sua agenda de shows durante os festejos juninos. Segundo o artista não poderia ficar de fora do evento, uma vez que foi o fundador do Maior São João do Mundo.

Em 2019 o cantor Capilé foi uma das principais atrações durante o réveillon de Cabedelo, na praia de Intermares junto com as cantoras Luciene Melo e Fabiana Souto.

“Para o show a galera pode esperar muita alegria, descontração e irreverência. Vamos fazer uma mistura de ritmos, pegando essas músicas atuais e, principalmente, aqueles axés que marcaram época. Vamos frevar, dançar forró. Vai ser uma confraternização da música em geral. Vai ser muito especial e eu espero a galera de Cabedelo pra fazer essa festa junto comigo”, destacou Capilé antes da apresentação.

Fontes:

http://jornalesp.com/doc/85068

http://teatroseverinocabral.art.br/?p=8802

http://capile.com.br/bio/

http://www.forroemvinil.com/capile-haja-coracao/

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/noticia/169738_cantor-capile-assume-secretaria-durante-lancamento-do-sao-joao-em-campina

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/noticia/171281_capile-e-exonerado-do-cargo-de-secretario-de-cultura-de-campina-grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *