Município: João Pessoa – PB
Ano de fundação: 2003
Prêmios:
2006- Título de Banda Revelação (Pernambuco)
2007- Título de Banda Revelação (Ceará)
Formação: Yegor Gomez (vocalista), Clodoaldo Mucarbel (guitarra e violão), Stênio Alencar (baixo), Lula Nicácio (bateria), André Ricardo (teclado), André Miau (percussão), Diogo Duarte (trompete), e Jorge (trombone), Cláudio (trompete).
Estilo Musical: Ritmos Latinos
O grupo foi criado pelo guitarrista Clodoaldo Mucarbel que sentiu o mercado musical pedindo algo novo, diferente e envolvente. Atrelada a esta necessidade veio à vontade de subir ao palco e levar a sensualidade, alegria e efervescência dos ritmos latinos com a intenção de fazer o público bailar do início ao fim do show e ao terminar ver a galera pedir “mais um!”.
A salsa, merengue, cumbia e rhumba caíram rapidamente no gosto popular e não demorou a estourar nas rádios músicas como: “Teresa Bandolera” e “Mentirosa”, sucessos pedidos pelo público até hoje e que ainda fazem parte do repertório de shows. A aceitação deste trabalho foi surpreendente, 70 mil cópias do primeiro CD foram vendidas, impulsionando a banda a investir ainda mais neste projeto, e a gravar no dia 10 de Julho de 2004, no Bullevard, em Natal o seu primeiro DVD.
Dois anos depois foi a vez do Recife se render ao carisma do Capim e no mês de Julho lotar o Chevrolet Hall (maior casa de espetáculos da América Latina) e colocar 14 mil pessoas para assistir o show da banda. O DVD conta com 18 faixas, das quais 7 são composições próprias. Entre as faixas assinadas pela Capim Cubano estão “Te quiero”, “Volar volar”, “Vem comigo” e “Capim Cubano és fuego”. Depois de pronto e com sucesso também nas vendas, a gravadora Som Livre se interessou pelo produto e passou a distribuí-lo nacionalmente.
Com uma média de 25 shows por mês, o grupo Capim Cubano foi considerado por onde passava o novo fenômeno de público. No dia 24 de Janeiro de 2009, a banda conseguiu reunir mais de 100 mil pessoas nas areias da praia de Tambaú, em João Pessoa, e entrar para a história da música brasileira e para os registros da música nordestina.
Um palco bem iluminado serviu para que os integrantes da melhor banda de música latina do Brasil tocassem seu mais novo repertório, que foi escolhido a dedo e levantassem a multidão que vibrou do início ao fim do show e ainda para que a banda recebesse seus convidados especiais, aliás, três convidados da mais alta qualidade: Walkyria Santos (banda Magníficos), Marina Elali e Zé Ramalho.
Após um período de quase 5 anos nos vocais da Banda Capim Cubano, inovando na música nordestina e conquistando espaço desejado por várias outras bandas de diferentes estilos musicais, o músico e cantor Yegor Gomez anunciou o fim de seu ciclo em 2009 junto a banda paraibana. O artista partiu para novos projetos que incluem (carreira solo) como cantor.
Em 2011, Yegor recebe um convite especial para voltar à banda Capim Cubano para delírio dos Fãs, amigos, contratantes e parceiros. Em 2012 se muda para São Paulo junto com o Grupo onde permanecem por 10 meses fazendo shows por todo o Brasil. Em Março de 2012 o Capim Cubano grava disco em Miami-FL com um dos mais renomados produtores Musical do Mundo (César Lemos), produtor de artistas como Ricky Martin, Shakira, Paulina Rubio entre outros. Porém, em Abril de 2013, Yegor volta à carreira solo.
Fontes:
http://www.yegor.com.br/#!sobre/c1adp
http://layne-bandacapimcubano.blogspot.com.br/2009/06/historia-de-capim-cubano.html
http://adrianacrisanto.blogspot.com.br/2006/06/o-capim-ainda-cubano.html