O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/10/2015

Carlos Dowling

Diretor, produtor, ator e roteirista. Cineasta premiado. Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas da Paraíba.
Data de publicação: outubro 23, 2015

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 27 de maio de 1978

Formação acadêmica: Jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com Pós – graduação em roteiro de cinema e televisão pela Escuela Superior de Artes y Espectáculos (TAI), de Madrid – Espanha.

Atividades artístico-culturais: Diretor, produtor, ator e roteirista.

Atividades Exercício – profissional: Documentarista e professor no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Prêmios: Bronze na edição 2012 do Hong Kong International Mobile Film Awards com o clipe ‘Lelê’.

Carlos Dowling iniciou-se nas artes em 1982, e realizou alguns trabalhos como ator. Uma de suas primeiras apresentações foi no Teatro Múltiplo do Colégio Objetivo com direção de Makários Maia.

Presidente da ABD-PB (Associação Brasileira de Documentaristas – Seção da Paraíba) e membro do Pontão de Cultura Rede Audiovisual Nordestina (RNA), realizou os curtas “Funesto- Farsa irreparável em Três Tempos” (1998); “A Sintomática Narrativa de Constatino” (2000); “GOD.O.TV” (2002), “Felizes são os touros ou le petit mort” (2003).

Em 2015, o cineasta produziu o longa metragem, “Bestiário”, da produtora Basilisco Produções LTDA, selecionado como suplente, no edital Linduarte Noronha, que se propõe a financiar toda obra audiovisual inédita que não esteja em fase de produção, ou de finalização, até a data de assinatura do Termo de Acordo e Compromisso (TAC).

Carlos Dowling desenvolve trabalhos nas linhas de formação, difusão e auxílio à produção independente audiovisual, com foco em desenvolvimento de plataformas digitais via software livre.

Ele trabalha na construção da plataforma Rede Nordestina Audiovisual (RNA), um portal de intercâmbio de conteúdo audiovisual produzido por Pontos de Cultura e produtores independentes da região Nordeste. O projeto é desenvolvido em parceria com o (LAVID) Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba, e a parceria se desdobra em outro projeto recentemente ganhador do edital XPTA.LAB do Governo Federal, a implementação de uma Estação-Escola de Televisão Digital – VirtualLabTv.

Além de cineasta premiado, coordenador de pontos de cultura e associações, Carlos Dowling é apaixonado pela discotecagem, tendo se apresentado como DJ em diversos eventos na capital paraibana. Apaixonado por música, o artista é responsável pela estética visual dos clipes e também pela produção do grupo pessoense ChicoCorrea & EletronicBand.

Carlos Dowling recorda “minha mãe conta que quando eu tinha um ano e seis meses, eu não lembro, é minha mãe que conta. Ela me levou para ver o pequeno príncipe, e ela não conseguia me tirar da sessão. Então desde muito moleque, eu tinha esta relação de prazer enorme com a fluição artística, e logo depois teve o desdobramento da parte da criação”.

Fontes:

http://www.producaocultural.org.br/slider/carlos-dowling/

http://claudiagardenali.blogspot.com.br/2009/07/carlos-dowling.html

http://culturadigital.br/videoonline/2010/02/04/entrevista-carlos-dowling/

http://www.ufpb.br/content/cineclube-do-curso-de-cinema-exibe-filme-de-carlos-dowling

http://selectaclub.jornaldaparaiba.com.br/page/863/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *