Naturalidade: Alagoa Grande-PB
Nascimento: 25 de novembro de 1935
Atividades artístico-culturais: ex-ator e humorista
Carlos Koppa Crisanto Viana Guimarães, de nome artístico Carlos Koppa, nasceu em Alagoa Grande na Paraíba e é um ex-ator e humorista brasileiro com já diversas participações no cinema nas décadas de 60 e 70.
O paraibano começou a sua carreira na extinta TV Tupi, quando participou da 1ª versão de: “ O Sítio do Picapau Amarelo”. Depois, na mesma emissora, fez a novela: “ Toninho on The Rock”, em 1970 : “ O Sheik de Ipanema”, em 1975 e “ Tchan, A Grande Sacada”, em 1977.
Na mesma época, o ator fez na TV Cultura vários trabalhos. Em 1976, fez o teleteatro: “ Napoleão e Elvira”. Fez em seguida: “ Cordiais Sudações, Mister Kissinger”. Fez “ Um Caso Extraordinário”. Depois, em 1981, fez na Cultura a novela: “ O Fiel e a Pedra”. Em 82: “ O Coronel e o Lobisomen”.
Em 1982, Carlos Koppa foi para o SBT e fez a novela: “ A Leoa”. Um ano depois, em 1983, fez: “ Sombras do Passado”, ainda no SBT. Depois entrou como humorista, no elenco do programa: “ A Praça É Nossa”.
No teatro:
Em 1979, fez “ O Pagador de Promessas”.
No cinema:
Foi onde esteve mais atuante, chegando a participar de mais de quinze filmes. Foram eles: “ O Grande Assalto”,” O Homem Nu”,” Os Raptores”, “ Tempo de Violência”, “GoliasContra o Homem das Bolinhas”,” Elas São do Baralho”,” O Extirpador de Mulheres”,” Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel”,” Terror e Êxtase”, “Mulher Objeto”,” As Safadas”;” Rainha do Fliperama”,” Anjos do Arrabalde”,”Os Heróis Trapalhões” e “ Per Sempre”.
Maria Ricarte
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Koppa
http://www.museudatv.com.br/biografia/carlos-koppa/