O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/01/2024

Carmem Red Light

Compositora, cantora e audiovisual director.     
Data de publicação: janeiro 31, 2024

Naturalidade: Cajazeiras – PB   

Nascimento:  03 de dezembro de 1980                    

Atividade artístico-cultural // profissional: compositora, cantora e audiovisual director                      

Contato: +44 7517596671  

Instagram: @carmenredlight

Carmem Red Light é o alter ego da vibrante artista Izabela Ricarte. Nascida em Cajazeiras e, atualmente, radicada em Londres, Carmem traz consigo uma carreira repleta de autenticidade e ousadia. Transcendendo os limites da convencionalidade, desafiando expectativas e expressando suas verdades de maneira autêntica, a artista compõe e produz suas próprias músicas, que transitam por um universo dark, político e transgressor, refletindo a atmosfera cosmopolita da capital inglesa.

O primeiro contato de Carmem Red Light com a música remonta aos anos 90, quando integrava a banda “A Mãe de Quem”, juntamente com outros músicos de João Pessoa, participando de eventos universitários. No entanto, foi após sua mudança para a Europa que Carmem começou a trilhar seu caminho solo, imergindo na produção musical e na direção de videoclipes. A mudança para Londres não apenas marcou um novo local de vivência para a artista, mas também influenciou significativamente sua estética e sonoridade. A atmosfera gótica da cidade deixou uma marca na sua arte.

Questionada sobre seu processo criativo, Carmem revela que suas composições são forjadas a partir de suas vivências, enquanto mulher trans e nordestina, e das pessoas que encontra ao longo da vida. Essa abordagem pessoal confere uma autenticidade visceral às suas músicas, que ecoam emoções profundas e narrativas envolventes. 

Em entrevista cedida ao Paraíba Criativa, Carmem revelou que, para ela, a música e a arte não são apenas formas de expressão, mas sim seu próprio sustento emocional e profissional, considerando o pilar essencial da sua existência. 

Olhando para o futuro, a artista pretende lançar um álbum que explore uma vertente mais latina de sua música, além de experimentar novos estilos, como o reggae punk e reggae metal. 

Débora Luz

Fonte: 

Entrevista à Carmem Red Light realizada no dia 22/01/2024 feita por Débora Luz

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *