Localização: Juazeirinho – PB
Fundação: 21 de Janeiro de 2013
A Casa da Cultura Joana Gago fica localizada na cidade de Juazeirinho, na Paraíba. A história da Casa se mescla com as narrativas culturais do próprio município e surgiu da fusão do Grupo Artístico Juazeiro e do Grupo Parafolclórico Arreios de Prata, ambos fundados em meados da década de 1990. Havia uma dupla motivação: preservar a herança cultural da cidade e, ao mesmo tempo, buscar alternativas para contornar a escassez de investimentos do setor.
Estes grupos eram articulados pelos netos de Joana Geronina da Conceição, mais conhecida como Joana Gago, Joseilton dos Santos e Rosa Lúcia dos Santos, que logo se tornaram respectivamente, presidente e vice-presidenta da instituição. Com esforço coletivo e seleção do acervo material que os grupos dispunham foi possível fundar então a Casa da Cultura Joana Gago.
O gosto de seus fundadores pela cultura é uma marca da mulher que tem seu nome homenageado pela Casa da Cultura. Contadora de histórias, Dona Joana preocupava-se em possibilitar às próximas gerações o acesso à história e às artes de sua terra natal. Rendeira, ela cantarolava cantigas populares para sua família, que se aproximava afetivamente da cultura popular nordestina.
A família fundadora da Casa ficou conhecida na região como o “pessoal dos Gagos”. O apelido surgiu graças a gagueira de seu marido, Antônio Firmino dos Santos. Joana foi mãe de sete filhos, porém, foi junto com o único sobrevivente Manoel Antônio dos Santos que passaram a ser conhecidos assim. Atualmente, os netos de Joana Gago carregam com leveza o apelido. O que antes estava atribuído unicamente a um distúrbio de fala, hoje é lembrado pelo estímulo à expressividade cultural que marca a comunidade no município.
Maiara Alves
Fontes:
http://www.wellingtonfarias.com/2018/12/a-casa-da-cultura-joana-generina-da.html
https://www.campinacultural.com/post/casa-da-cultura-joana-gago