O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 13/09/2018

Casarão dos Azulejos

Também conhecido como Sobrado dos Azulejos, é um prédio histórico localizado no centro histórico de João Pessoa. Pertenceu ao comendador Antônio dos Santos Coelho, servindo de residência a sua família.
Data de publicação: setembro 13, 2018

Município: João Pessoa – PB

Localização: Rua Conselheiro Henriques, 159 – Centro

Ano de construção: Século XIX

Também conhecido como Sobrado dos Azulejos, é um prédio histórico localizado no centro histórico de João Pessoa. Pertenceu ao comendador Antônio dos Santos Coelho, servindo de residência a sua família e, posteriormente, serviu de repartição pública e escola. É um exemplar da arquitetura civil de época, constituindo um patrimônio histórico de importância significativa e um dos últimos remanescentes que apresenta revestimento exterior em azulejaria portuguesa.

Sua parte externa é toda revestida de azulejos portugueses em tons de azul, trazidos da cidade do Porto, em Portugal. Eles não apenas têm provocado a admiração dos visitantes, como também a cobiça de algumas pessoas, que tentaram danificar o prédio com a intenção de apoderar-se de alguns desses azulejos europeus. Apresenta 480 m² de área construída, e dois pavimentos. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) em 1980.

Em 1988 foi desapropriado pelo Governo do Estado. Até então, tinha abrigado diversos usos, entre os quais repartições públicas e um restaurante, chegando aos anos 1990 bastante degradado, com ameaça de desabamento da cobertura e piso do pavimento superior. Foi restaurado, com obra iniciada em 1995 e executada pela Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural de João Pessoa. Concluído o restauro, em novembro de 1999, o prédio foi destinado à sede da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, sendo popularmente conhecido como o “Casarão de Azulejos”

No início de 2017 um projeto executado através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), foi entregue à Secult, com a finalidade de recuperação do casarão. Segundo a diretora executiva do patrimônio estadual, Cassandra Figueiredo Dias, faltavam apenas alguns ajustes no projeto para que a obra fosse iniciada. A previsão de início seria no mês de maio.

 

Fontes:

https://turismo.joaopessoa.pb.gov.br/o-que-fazer/pontos-turisticos/monumentos-historicos/casarao-dos-azulejos/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Casar%C3%A3o_de_Azulejos

http://paraibaem1000lugares.blogspot.com.br/2017/01/passeio-diferente-pelo-centro-historico.html

http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/artigos325b.html?cod=77&bibliografia=1&

http://memoriajoaopessoa.com.br/acervopatrimonial/53.pdf

Foto: Germana Bronzeado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *