O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/09/2016

Célio Furtado

O artista plástico explora técnicas de pintura em acrílico e óleo sobre telas, destacando paisagens e a figura humana em suas obras. Um estilo próprio de retratar, o Clássico Contemporâneo.
Data de publicação: setembro 21, 2016

Naturalidade: Cuité – PB

Atividade artística: Artista plástico

Técnica: Óleo sobre tela

Formação: Comunicação Social – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Contato: (83) 99609-6802

E-mail: contato@celiofurtado.com

Site: http://www.celiofurtado.com/

Facebook: https://www.facebook.com/celio.furtado

Instagram: https://www.instagram.com/galeriaceliofurtado/

Célio Furtado nasceu na Serra de Cuité situada no agreste paraibano. Na adolescência, Célio já rabiscava alguns desenhos. Em uma viajem a Brasília, um tio que gostava bastante de artes visuais, viu seus desenhos e ficou encantado. Não perdendo tempo, contratou de imediato um professor de pintura para o sobrinho. Em 1979, Célio dava início a sua vida artística.

De volta a Paraíba, Célio Furtado decidiu escrever uma carta ao presidente da República da época, solicitando uma bolsa de estudos. O artista desejava estudar belas artes no Rio de Janeiro. Para a surpresa de muitos, o pedido foi atendido, e Célio pode aprimorar os seus conhecimentos.

Dando continuidade aos estudos, Célio Furtado estudou Arte Contemporânea em Londrina (PR), Pintura Acadêmica em Recife, e Ambientação de Interiores em João Pessoa (PB). O artista plástico explora técnicas de pintura em acrílico e óleo sobre telas, destacando paisagens e a figura humana em suas obras.

As obras de Célio Furtado é fruto de anos de exercício, o que levou a elaborar um estilo próprio de retratar, o Clássico Contemporâneo. Além da prática diária, seu aprimoramento artístico é desenvolvido por cursos on-line com mestres da pintura europeia e norte americana.

O artista paraibano também vê suas viagens aos grandes centros do país e exterior, onde se concentram os melhores museus, como fonte inspiração, conhecimento e motivação para criar obras.

Suas artes já foram expostas no Congresso Nacional em Brasília e Buenos Aires. Outras cidades do país também receberam suas exposições, como Recife (PE), Niterói (RN), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Natal (RN). Em 2000, Célio Furtado representou a Paraíba no famoso Festival de Inverno de Garanhuns (PE).

Além de artista plástico, Célio Furtado é jornalista, graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. O artista recentemente escreveu e publicou o romance “A outra margem do rio”, uma história baseada em sua própria vida.

O livro escrito por Célio Furtado tem como cenário, em boa parte, o agreste paraibano. A história conta o drama de um artista plástico (Arthur Lima) que tenta, desesperadamente, voltar ao exercício da pintura após se envolver em um grave acidente, que o deixa numa cadeira de rodas. Célio Furtado explorou a criatividade e os elementos literários para prender o leitor até o desfecho da obra.

O artista também foi um dos personagens do documentário “Eficiência” produzido pelo Ponto de Cultura “Portadores de Eficiência”. O documentário ressalta a superação de alguns portadores de necessidades especiais.

Por causa de sua deficiência física, ele não conseguia ficar de pé para finalizar algumas obras, mas conseguiu passar por cima dessa dificuldade. Para concluir os acabamentos da parte superior dos quadros, Célio posiciona as telas de cabeça para baixo.

Superação é uma palavra comum no cotidiano de Célio Furtado. O artista paraibano é um exemplo de perseverança, transformando suas dificuldades em habilidades, surpreendendo ao produzir belas obras.

 

Fontes:

http://www.celiofurtado.com/index.html#overview

http://louroecanela.wixsite.com/galeriadearte/artista-celio-furtado

http://www.demamacedo.com.br/2013/12/no-bessa-celio-furtado-lanca-o-livro.html

http://serradecuite.blogspot.com.br/2013/05/ponto-de-cultura-grava-mais-um-curta.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *