Localização: PB 008, KM 5 – Pólo Ecoturístico do Cabo Branco
Inauguração: 26 de agosto de 2012
Capacidade: 31.924
Telefone: (83) 99142 5892
Site oficial: https://cecon.pb.gov.br/pt-br/
O Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, também conhecido como Centro de Convenções de João Pessoa, carrega esse nome em homenagem a Ronaldo Cunha Lima, que além de poeta, era professor, advogado, político e jurista. Sendo localizado na capital da Paraíba, o local foi projetado para ser um dos locais de eventos mais modernos do país, e se consagra como um dos mais modernos e sofisticados de toda América Latina, tendo um vasto aparato de equipamentos necessários para realização de projetos. Sua estrutura é composta por 4 prédios principais: a Torre do Mirante, o Pavilhão de Feiras e Exposições, o Pavilhão de Congressos e Convenções e o Teatro Pedra do Reino.
A Torre do Mirante é formada por uma torre moderna no centro, enquanto o Pavilhão de Feiras e Exposições é um espaço com capacidade de realizar simultaneamente 4 eventos com capacidade de 20.000 pessoas. Ele foi projetado de maneira que possui maior sombreamento das fachadas e ventilação mais natural. No subsolo, existe um sistema de exaustão capaz de fornecer pontos de água, esgoto e eletricidade para as instalações. Já o Pavilhão de Congressos é uma estrutura com capacidade de abrigar até 9.000 pessoas inserida em um lago artificial. Em seu primeiro pavimento, possui um tratamento acústico, e sua concepção foi feita de forma a permitir que os espaços fossem utilizados conforme a conveniência de cada evento, permitindo uma gama bem variada de arranjos. O Teatro Pedra do Reino é o maior teatro do Nordeste e o segundo maior do Brasil e possui uma sonorização e iluminação cênicas de última geração. A capacidade é para quase 3 mil pessoas e possui esse nome em homenagem ao dramaturgo pessoense Ariano Suassuna, autor da obra homônima.
Toda estrutura do Centro de Convenções se adequa ao Plano de Controle Ambiental, onde existe um corredor ecológico com vegetação preservada, e por estar no ponto mais oriental das Américas, foi projetado de frente ao mirante com uma praça de relógio de Sol. Além disso, o espaço é projetado para atender as necessidades de portadores especiais, atendendo ao público que precisa desse suporte de acessibilidade.
O Centro de Convenções proporcionou o prêmio nacional Jacaré de Bronze, em 2016 e 2017, como um dos melhores destinos para realização de congressos e eventos. Em 2015, 2018, 2019 e 2020, recebeu o Jacaré de Prata, na categoria Centro de Convenções de Grande Porte, e em 2018, 2019, e 2020, o Jacaré de Ouro como melhor destino para realização de eventos. O objetivo do prêmio é incentivar e reconhecer os trabalhos dos profissionais, organizadores e demais espaços que buscam um desempenho sustentável de turismo no país.
Azoka Gouveia Filho
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Conven%C3%A7%C3%B5es_Poeta_Ronaldo_Cunha_Lima