Naturalidade: Santa Luzia – PB, radicado em João Pessoa desde 1964.
Nascimento: 10 de julho de 1950.
Atividades artístico-culturais: pintor, desenhista, gravador, fotógrafo, videoartista.
Nascido no Seridó paraibano, Francisco Dantas Filho já era artista antes mesmo de entender o significado dessa palavra. Habilidoso e com senso estético apurado, construía seus próprios brinquedos. Veio morar em João Pessoa em 1964 e aqui agregou conhecimento ao seu talento e hoje é um dos mais respeitados artistas da Paraíba.
Chico Dantas estudou Pedagogia e Educação Artística na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi presidente da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais da Paraíba (1983-85), e durante sua trajetória também dirigiu a Galeria de Arte Archidy Picado na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa, por 5 anos, no mesmo período em que ministrou cursos de pintura e desenho.
Desde 1979 expõe suas obras, que têm como temas o abandono e a degradação urbana. Já expôs em salões de arte e bienais no Brasil e no exterior, onde realizou mostras individuais e participou de inúmeras coletivas. Considerado um grande nome das artes plásticas na Paraíba, ele mantém obras em coleções institucionais e particulares.
Dentre essas, a Fundação Bienal de São Paulo, Espaço Sebrae (Brasília e João Pessoa), Usina Cultural Energisa, Pinacoteca da UFPB, Centro de Arte de São João da Madeira (Portugal), Gesto Cooperativa Cultural e Cooperativa Árvore (Porto, Portugal).
Realizou exposições em Natal, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Olinda, Teresópolis, Maceió e Brasília, e, em Portugal, nas cidades de Tondela, Porto, Alentejo e Valongo. Participou da 16ª Bienal de São Paulo (1981), da 15ª Bienal de Cerveira (2009), da coletiva 13 artistas contemporâneos paraibanos, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo (2012) e do 17º Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil (2011).
Um de seus mais recentes trabalhos foi uma exposição individual na Galeria Lavanderia no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, em 2016. “Sobre Faces” foi uma mostra que reunia uma série de desenhos em pincel baseados em selfies publicadas no Facebook. A finalidade da mostra era expor os sentimentos e expressões que as pessoas passam com essas fotos, visto que, segundo Chico, essas fotos não costumam comportar a identidade absoluta deles, mas sim uma máscara que vestem para ser apresentada para quem as visualiza no Facebook.
Fontes:
http://espaco-experimental.blogspot.com.br/search?q=chico+dantas
https://sites.google.com/site/wwwchicodantas/portfolio
http://site.videobrasil.org.br/acervo/artistas/artista/1267893
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/chico-dantas-ministra-oficina-de-desenho-expandido-no-casarao-34/