Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Recife – PE / radicado em João Pessoa – PB
Nascimento: 15 de Dezembro 1962
Atividade artístico-cultural: músico, ator, compositor e arte educador
Facebook: Francisco Gilberto Amaral da Cunha (Chico Viola)
Instagram: @chicoviola_pb
E-mail: chicoviolacanta@gmail.com
Contato: (83) 99988-5873
Youtube: Chico Viola
Francisco Gilberto Amaral da Cunha, nascido em 1962 em Recife (PE) e radicado em João Pessoa desde 1979, é músico, ator, compositor, escultor e arte educador. Estudou no colégio Lyceu Paraibano e em seguida ingressou no curso de Educação Artística na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1983, onde participou do movimento estudantil e de diversos projetos nas áreas de arte, música e cinema como: “Fala Bairro”, “Araponga” , “Tocar por Prazer”.
Na música, foi premiado no Festival em Cajazeiras-PB e em João Pessoa, com destaque à três premiações por melhor composição no Festival MPB Sesc, além de ser finalista em Festivais de música em Campina Grande-PB, Cabedelo-PB e João Pessoa – PB.
Em 1998, iniciou o projeto de musicalização dos poemas de Augusto dos Anjos. Com o nome Viola dos Anjos, o projeto consistiu em realizar uma leitura musical da poética augustiana. Chico Viola percebeu o potencial das composições e buscou a expansão desse recurso estilístico por meio da música. Atualmente, se contabilizam 33 musicalizações dos poemas.
Chico Viola também desenvolveu trabalhos de reciclagem, reuso e reaproveitamento de materiais descartáveis encontrados no lixo. Como arte educador é titular da oficina de papietagem “A arte de conversar com o papel” e participou do projeto “Crescer” da prefeitura de João Pessoa promovido pela Secretaria de Ação Social em parceria com a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
No lado da música, o multiartista já trabalhou em mais de 33 musicalização dos poemas de Augusto dos Anjos e lançou o CD “Viola dos Anjos” com 16 musicalizações em 2002, mesmo ano que foram comemorados os 90 anos do lançamento do único livro de Augusto dos Anjos: “Eu”.
Fontes:
https://jpcultura.joaopessoa.pb.gov.br/agente/306/#info
https://joaopessoa.pb.leg.br/chico-viola-e-o-convidado-de-fuba-no-nossa-gente-de-hoje/