Localização: Rua Joventino Pereira De Almeida 238, Alto da Bela Vista, Monteiro – PB
Ano de Fundação: 1998
Fundador: Marcos Freitas
Direção: Cesar Lima e Marcelo Medeiros
Atores Integrantes: Gilson Alves, Karla Fernanda, Jesse Marçal, Rafael Ferreira
Sonoplastia/Iluminação: Ricardo Cavalcante
Premiações: FUNARTE RespirArte, Prêmio Lourdes Ramalho da Lei Aldir Blanc, IV ATO- Festival de Teatro no Terreiro de Gonzagão
E-mail: ciarefinariacenica_monteiropb@hotmail.com
Contato: (83) 96963938
Facebook: https://www.facebook.com/ciarefinariacenica/
A Cia Teatral Refinaria Cênica foi fundada em Monteiro – PB pelo Teatrólogo Marcos Freitas, juntamente com atores e atrizes da cidade, em 1998. Marcos também foi ator, diretor e escreveu vários textos teatrais, entre eles: “Assim caminha a humanidade”, “Raízes em Chamas” e “João Barriga Verde”. O fundador era Natural de Varas – PE e radicado na cidade de Garanhuns, também no mesmo estado. Durante 10 anos ele dirigiu o tradicional espetáculo a Paixão de Cristo e juntamente com o Movimento Cultural de Monteiro, montou a Mostra de Teatro e Dança do Cariri.
A Cia Teatral que hoje é dirigida Cesar Lima e Marcelo Medeiros, também é composta pelos atores Gilson Alves, Karla Fernanda, Jesse Marçal e Rafael Ferreira; o encarregado da Sonoplastia e Iluminação é Ricardo Cavalcante. A Cia Teatral Refinaria Cênica vem levando a cultura monteirense através de oficinas e espetáculos teatrais dentro e fora da Paraíba e já ganhou vários prêmios em vários festivais teatrais, como no Edital Federal: FUNARTE RespirArte, no Edital Estadual no Prêmio Lourdes Ramalho da Lei Aldir Blanc e também no Edital Municipal relacionado a Lei Aldir Blanc.
No edital da Funarte – RespirArte – A Cia inscreveu o Monólogo “O Coração Delator”, interpretado pelo ator Gilson Alves, que teve o trabalho exposto à comissão julgadora através de um vídeo do espetáculo. Já no edital Lourdes Ramalho, a Cia foi contemplada pela VídeoBiografia do Grupo. Por fim, a nível municipal a Refinaria lançou uma proposta para uma Oficina Teatral para alunos da zona rural, que foi realizada após a volta às aulas após a pandemia.
A Cia também participou do IV ATO- Festival de Teatro no Terreiro de Gonzagão, realizado pela Cia Traquejo da cidade de Exu-PE de forma online, a Refinaria Cênica também apresentou o seu Monólogo “O Coração Delator” e ganhou os Troféus de Melhor Ator com Gilson Alves e Melhor Iluminação. A Cia mais uma vez leva o nome da cidade e da cultura monteirense para fora do estado e mais uma vez traz consigo troféus, representando a força e a resistência da arte monteirense.
Para Gilson Alves, um dos integrantes da Cia Teatral, a importância na participação destes editais é de suma importância para o crescimento da Cia e assim, motivar demais grupos de teatro e de dança de Monteiro, a se inscreverem em editais culturais. Dentre outras atividades culturais, a Cia junto com prefeitura municipal de Monteiro realiza todo ano a Mostra de Teatro e Dança RANIEL QUINTANS, o evento conta com oficinas, espetáculos de dança, teatro, além de shows musicais com a inserção do Circuito Som nas Pedras.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes: