O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/08/2021

Cia Trupeçando

A Cia Trupeçando é uma companhia circense criada em 2014, formada pelo brasileiro Allan Barros e a argentina Guadalupe Merki, ambos realizam projetos que buscam a transformação social e cultural por meio da arte.
Data de publicação: agosto 11, 2021

Atividade artístico-cultural: Companhia Mambembe de Circo e Teatro de Rua 

Ano de Fundação: 2014 

Membros: Allan Barros e Guadalupe Merki 

Site oficial: https://ciatrupecando.wixsite.com/website.com/website/sobre-nos  

Redes Sociais: 

Instagram: https://www.instagram.com/ciatrupecando 

Facebook: https://www.facebook.com/trupecando 

Contato: (19) 99958-9115 

E-mail: ciatrupecando@gmail.com 

A Cia Trupeçando é uma companhia circense criada em 2014, formada pelo brasileiro Allan Barros e a argentina Guadalupe Merki, ambos realizam projetos que buscam a transformação social e cultural por meio da arte. O projeto foi contemplado pelo prêmio Funarte de estímulo ao Circo que ocorreu no período de 4 de outubro a 1 de novembro de 2020 na região do Cariri Paraibano e Pajeú Pernambucano nas seguintes cidades: Camalaú , Coxixola, Ingá, São José dos Cordeiros, Sumé e Zambelê. A ação da companhia teve que ser adaptada a uma nova realidade de acordo com os protocolos de segurança contra a pandemia de COVID-19,  apresentando na frente das casas das pessoas, a plateia assistiu desde as janelas, portas e calçadas. Foi a forma encontrada para evitar aglomeração e levar a arte até lugares mais distantes. 

Allan Barros 

Natural do município paraibano de Sumé, Allan Barros foi idealizador e coordenador do Festival Secas (Semana de Cultura e Arte de Sumé). 

Ele conheceu o teatro e, junto com a sua professora Eliane Lisboa e outros amigos, fundou o grupo teatral Arupemba em Campina Grande. Lá apresentou-se com três espetáculos de palco italiano durante 4 anos. 

Através do trabalho com o grupo, conheceu o teatro de rua e o movimento circense, dando início ao seu estudo em palhaçaria. Em 2014 ingressou no de Bacharelado em Teatro na UFPB e fez residência com a família circense “Los Iranzi” durante um ano. Já nos anos seguintes fez oficinas e vivências com grupos e palhaços de outras partes do país. Em 2017 montou seu primeiro espetáculo solo de palhaço : “Trupeçando – a trupe de um homem só”. O espetáculo surge junto a aquisição do fusca, com o qual desde então se encontra numa circulação independente. 

Além do solo, Allan faz parte do espetáculo: “Perfeitamente Imperfeitos“ e ministra oficinas de arte-educação. 

Guadalupe Merki 

Natural de Esperanza, província de Santa Fé na Argentina, em 2009 Guadalupe iniciou sua pesquisa em Acrobacia Aérea, mudando-se para o Brasil em 2010 onde manteve as atividades em grupos circences de Piracicaba-SP. Já em 2016 teve início seus estudos em palhaçaria feminina e em 2017 ingressou na “Cia Pé de Cana” onde desenvolveu trabalhos artísticos e de produção e com a qual, no ano de 2018, esteve numa circulação independente a bordo de uma Kombi intitulada “Mambembes“ passando por dez estados brasileiros apresentando o circo de rua e ministrando oficinas de tecido acrobático. 

Desde o ano de 2019 forma parte da Cia Trupeçando onde é produtora e atua no espetáculo “Perfeitamente Imperfeitos“ entre os anos de 2020 e 2021 realizou alguns trabalhos audiovisuais com linguagem circense como “ Ernestina e Eu“ e “Sou Lua, Sou Quatro, Sou Uma“ .

Jonas do Nascimento

Fonte: 

https://ciatrupecando.wixsite.com/website/sobre-nos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *