O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/07/2024

Cida Ramos

Assistente social, professora e política.
Data de publicação: julho 25, 2024

Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 16 de junho de 1964

Atividade Profissional: assistente social, professora e política

Facebook: Cida Ramos

Instagram: @cidaramosm

Maria Aparecida Ramos de Meneses é professora, política brasileira e doutora em Serviço Social, filha do caminhoneiro Adauto Francisco Ramos e da dona de casa Analine de Oliveira Ramos, morava em Sapé quando teve paralisia infantil, aos três anos de idade, por sua avó ter se recusado a levá-la para a vacinação. Apesar da deficiência, Cida concluiu o ensino fundamental e foi enviada a João Pessoa para cursar o ensino médio, assim como aconteceu com suas irmãs mais velhas.

Ao chegar à capital paraibana, estudando no Colégio 2001, aos 15 anos de idade, Cida descobriu uma tendência para a militância política e passou a participar de algumas atividades sociais mantidas pela Igreja Católica através dos seus organismos.

Depois, ela envolveu-se com o movimento estudantil secundarista e no início dos anos 1980, Cida se identificou com a ideologia comunista dos militantes daquela época. Quando concluiu o ensino médio, ela ingressou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para cursar Serviço Social. No segundo ano na universidade, Cida foi eleita presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social (CA) e se destacou como liderança do movimento estudantil universitário. Em pouco tempo, foi eleita presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e ganhou dimensão na luta em defesa dos interesses dos estudantes e da universidade pública.

Concluído o curso universitário, em 1987, ela decidiu que o seu futuro estava ligado à universidade e ingressou no mestrado em Serviço Social pela UFPB, concluído em 1992, quando tornou-se professora na mesma instituição. Em 2001, iniciou o doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 2003, Cida Ramos foi presidente por três vezes na Associação de Docentes da UFPB (AdufPB). Foi secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) da Paraíba, entre os anos de 2011 e 2018. Por meio de sua gestão, executou a política de Assistência Social na Paraíba, atuando sempre na perspectiva do desenvolvimento social. No período de 2012 a 2015, exerceu também o cargo de presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas). Em 2018, por meio de apelos de movimentos sociais, sindicatos, professores, alunos, beneficiários de programas sociais, decidiu disputar as eleições para a Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleita a deputada estadual mais votada na história política do Estado, neste corrente ano.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cida_Ramos

https://cidaramos.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *