Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Edição: 2024
Unidade Proponente: CCTA – Departamento de Turismo e Hotelaria/ UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)
Coordenador (a): Rosalma Diniz Araújo
Coordenador (a) Adjunto (a): Fabiane Nagabe
Instagram: @cirandadetbc
O Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma forma de turismo cultural que prioriza o respeito, a cooperação, a educação e o altruísmo, proporcionando aos visitantes uma experiência de aprendizado sobre a humanidade e a simplicidade por meio do contato com comunidades tradicionais. Nessas comunidades, os moradores são os protagonistas, conduzindo os roteiros turísticos e compartilhando suas histórias e o significado de seus territórios. A renda gerada através dessas atividades retorna para a própria comunidade, promovendo seu sustento e desenvolvimento.
O Projeto Ciranda de Encontros visa promover o intercâmbio entre comunidades do Nordeste envolvidas no TBC, reunindo suas lideranças para a troca de experiências e práticas. A iniciativa busca estimular o diálogo e a cooperação, promovendo uma aliança entre os saberes tradicionais, a organização social e o conhecimento técnico-científico. Cada comunidade compartilha seus saberes e práticas de turismo comunitário, oferecendo elementos para reflexão e intercâmbio, com o objetivo de gerar auto sustentação econômica e aumentar sua visibilidade tanto para a população quanto para o poder público, destacando suas carências e potencialidades.
A metodologia do projeto inclui a qualificação profissional tanto de estudantes do curso de turismo quanto das comunidades envolvidas, capacitando-os a elaborar roteiros turísticos integrados que reflitam as especificidades de cada local. Além disso, serão realizados encontros presenciais entre as lideranças comunitárias e outros envolvidos no TBC, promovendo a troca de experiências e estimulando a criação de novos insights. Esses encontros serão transmitidos ao vivo, com armazenamento e divulgação posterior no YouTube e redes sociais, a fim de ampliar o acesso público aos conteúdos gerados.
Como resultado, espera-se que o Ciranda de Encontros fortaleça as práticas de TBC no Nordeste, incluindo a criação de um roteiro turístico integrado entre as comunidades e a capacitação de estudantes para atuarem no planejamento e execução desses roteiros, estimulando a troca de experiências e fortalecendo a cooperação entre os produtores de turismo. Por fim, o projeto espera ajudar os participantes a pensarem de forma crítica sobre o turismo como negócio e vetor de valorização das identidades culturais locais.
Fonte: