Município: Cajazeiras-PB
Ocupação Atual: Espaço Empresarial Francisco Arcanjo de Albuquerque
Prédio de 1925 / Ano de construção: 1925
O antigo empreendimento Círculo Operário de Cajazeiras é uma das primeiras edificações do município; se constituía como uma organização voltada à orientação religiosa e agregava trabalhadores excluídos das demais associações classistas existentes na cidade.
A entidade tinha o Bispo Diocesano D. Moisés Coelho como um dos principais colaboradores. As atividades implementadas pelo Círculo Operário se constituíam predominantemente de doutrinamento católico, visando manter no seu associado um comportamento social diferenciado, longe de vícios e afastando-os dos costumes comuns; o objetivo principal era manter o trabalhador de Cajazeiras fora da preocupante estatística de analfabetismo que assolava a população sertaneja, além de distancia-los dos ideais socialistas já em evidência naquela época.
Na mesma década, o prédio passou a ocupar o Grêmio Artístico que realizava a função de qualificador da mão de obra comercial, através da promoção de cursos e similares, mas, sempre fundamentadas nos preceitos católico-cristão e na ajuda humanitária-assistencialista.
Fontes: