O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/10/2022

Clara Dantas

Cantora e musicista. Representante da Paraíba no The Voice Kids 21.
Data de publicação: outubro 10, 2022

Naturalidade Afogados da Ingazeira-PE // Radicada em Areia-PB

Nascimento: 17 de Junho de 2007

Atividades artístico-culturais: Cantora e musicista

Instagram: @claraldantas 

Clara, como o próprio nome diz, é luz, é intensidade, ilumina os caminhos daqueles que a acompanham, menina doce e de atitude forte para uma adolescente de 15 anos. Nascida em Pernambuco, no município de Afogados da Ingazeira, com poucos dias de nascida foi viver uma boa parte da sua infância no agreste paraibano, em Areia.

Desde muito nova a música acompanha Clara, seja pelos seus pais influenciando o gosto da criança Clara com MPB, Pop ou até cantarolando ou cantando junto com a filha. A arte respira a família Dantas, mesmo seus pais não tendo nenhuma ligação musical.

Ainda na sua infância passou um tempo entre morando nos Estados Unidos e no Brasil, atualmente está fixada no Brasil e cursa ainda o nono ano do ensino fundamental.

Apesar de sua trajetória musical ser recente, não resta dúvidas do talento e do carisma da jovem Clara que, afirma sim, está interessada em continuar os estudos musicais, assim como aprender alguns instrumentos musicais.

Seus primeiros passos foram dados no reality show musical exibido pela emissora Globo “The Voice Kids”. Depois de tentar três vezes passar nas audições e como qualquer criança dos anos 2000 apaixonada por música via os programas de calouros, a vontade de está no palco era enorme, por iniciativa própria buscou se inscrever e foi agraciada na edição de 2021. A voz grave e encorpada daquela garota chamou atenção a todas coube a cantora paraense Gaby Amarantos como sua técnica e deu frutos, a cantora sempre acreditou no trabalho dela e sua desenvoltura, apesar de não ter vencido a edição, cada dia mais Clara está disposta em fazer seu nome no cenário musical.

Em 2022, ela ingressou junto com o seu pai Renato Dantas no coral universitário da UFPB, Gazzi de Sá, no naipe das contraltos já alçou voos como solista em uma música com um arranjo do grande maestro Eduardo de Carvalho, da UNB em Brasília. “Sangrando” de Gonzaguinha ganhou um outro sentido na voz da jovem.

Alguns pontos curiosos da adolescente é: ela é compositora, o que não é estranho já que seu pai é um poeta de mão cheia, o filme Frozen de 2013 a fez pensar em se tornar cantora.

Rayanne Melo