O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/07/2023

Claudete Gomes

Data de publicação: julho 25, 2023

Naturalidade: Nilópolis – RJ // Radicada na PB

Nascimento: 13 de setembro de 1977

Atividades artístico-culturais: Poeta, Cordelista, Atriz, Contadora de História e Autora de cordéis (individuais e coletivos), poesias contemporâneas

Atividades exercício-profissional: Arte-Educadora do quadro efetivo do Governo do Estado da Paraíba (exercendo a função de assessora para assuntos educacionais da Secretaria de Estado da Educação) e da Prefeitura de João Pessoa, Consultora da Editora FTD, Pesquisadora e Autora de artigos acadêmicos e capítulos de livros voltados ao contexto cultural e à área educacional.

Formação Acadêmica: Mestra em Artes, Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica; em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – com Ênfase em Didática; e em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Facebook: Claudete Gomes

Instagram: @claudethgsantos

YouTube: @claudetegomes9344

E-mail: poetaclaudetegomes@gmail.com

Contato: 83 98893-4621

Também conhecida no meio artístico e familiar como Bebeca, Claudete Gomes  é natural de Nilópolis–RJ. Filha de “Dona Naná” – Wanalda Oliveira Santos – e “Seu Carlinho” – Carlos Gomes dos Santos (ambos in memoriam), radicada na Paraíba desde 1991. Mãe (de Anna Cecília Gomes e Maria Clara Gomes), poeta, cordelista, atriz, arte educadora, contadora de História, pesquisadora e autora de cordéis (individuais e coletivos), poesias contemporâneas, artigos acadêmicos e capítulos de livro voltados à área educacional. Integrante do Coletivo Marias da Poesia; Membra efetiva, eleita em 07/03/2020, da ACVPB – Academia de Cordel do Vale do Paraíba: ocupante da cadeira 19, cujo patrono é Delarme Monteiro, tendo sido eleita Vice-Presidente da entidade em 26/12/2022; Idealizadora e organizadora do Projeto “Vozes Femininas – ACVPB”.  Também compõe o quadro de sócia efetiva da UBE-PB – União Brasileira de Escritores da Paraíba – desde 2021, eleita Secretária Executiva em 12/01/2022.

Mestra em Artes, Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica; em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – com Ênfase em Didática; e em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Idealizadora e diretora dos Projetos “Descobrindo a Cidade” e “Santo(a) de Casa Faz Milagre: Paraíba, Sim Senhor!” (o qual deu origem a um Grupo Artístico) – tais projetos foram desenvolvidos de 1999 a 2021, junto aos alunos(as), tanto da Rede Estadual quanto das Redes Municipais de Cabedelo e João Pessoa, nas escolas em que já lecionou, estimulando a análise ampla, fundamentada e contextualizada na vida e obra de artistas paraibanos vivos, nascidos ou radicados em nosso estado, os quais estivessem fora do circuito midiático nacional, possibilitando fomentar a leitura e a escrita, além do diálogo com a comunidade escolar acerca das identidades culturais, combatendo preconceitos, oportunizando a ampliação das experiências culturais e artísticas dos educandos, a pesquisa e aproximação com o artista, assim como a descoberta de novos talentos, contribuindo para o desenvolvimento e enriquecimento intelectual e, desta forma, para a formação integral dos mesmos. Devido a esses, foi premiada no Programa “Mestres da Educação” da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba nos anos de 2012 a 2017 e ficou como semifinalista no XXII Prêmio Arte na Escola Cidadã. Ativista cultural na busca pelo fomento, (re)conhecimento e a valorização da riqueza do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Imaterial da Paraíba. Escreve poesia desde a adolescência e trabalha com poesia e literatura de cordel desde 1998. Ministra cursos e oficinas literárias: arte da escrita e cordel; desde 2012 – atividade que se intensificou a partir de 2020. Como atriz tem trabalhos desenvolvidos desde 1994, tendo feito parte do elenco do Espetáculo POETÉIA na Mostra Paralela do IV FENART (1998) e por várias cidades do estado – desde então suas declamações são dramatizadas de forma teatral; recebeu o prêmio de “Melhor Atriz” da I Mostra Estadual de Teatro para Crianças em 1997, promovida pela FUNESC e neste mesmo ano foi indicada como atriz revelação estadual. Declamando Zé da Luz, ganhou em 2º e 3º lugar no Concurso de Talentos, nos anos de 2009, 2008 e 2007, promovido na semana do servidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Sandra da Costa Vasconcelos

 Fonte: 

 Entrevista com Claudete Gomes cedida à Sandra da Costa Vasconcelos

2 respostas

  1. Menina porreta!!
    Desde pequenina já mostrava a sua criatividade, com seus versinhos, sempre com pose de artista. Creio q muito pequena já sabia q iria pro caminho das artes, e como não tinhamos muito com q se distrair a criatividade era livre.
    Merecedora, guerreira, forte, orgulho e espelho de muitos.
    É tempo de colheita, de tudo o q vc plantou e lutou. Q Deus esteja sempre ao seu lado.???? T amo muito!!!
    Bjs waléria gomes❤️❤️
    *obs. RELAXE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *