Município: João Pessoa – PB
Fundação: 2009
Encerramento: 2016
Facebook: https://www.facebook.com/coletivomundo
O Coletivo Mundo reuniu agentes culturais, produtores e jornalistas que compartilhavam de um ideal e entendiam a cultura como o centro da identidade e do desenvolvimento humano. Realizava ações culturais, principalmente no cenário da música independente, fomentando produção, difusão, distribuição, circulação e consumo dessa frente, seguindo os preceitos da economia solidária. Era formado por mais de 50 colaboradores.
Ocupou um casarão no Centro Histórico de João Pessoa, o chamado Espaço Mundo, onde promoviam anualmente mais de 80 apresentações. O grupo fazia parte da rede nacional de coletivos culturais chamado Fora do Eixo que abrange mais de 100 conjuntos em todo território nacional.Coletivo Mundo
A organização surgiu do Festival Mundo, no qual a música independente é o grande destaque. O objetivo de tornar o projeto maior deu origem a esse grupo livre e horizontal. Passaram a utilizar as estratégias do modelo associativo para desenvolver outras ações como produções de eventos e promoção artística.
O trabalho girou em torno de atividades nas áreas de cinema, artes visuais e cênicas, além de ações de conscientização socioambiental e política. Entre os projetos do grupo estavam o Festival Mundo, o Grito Rock, a Semana do Audiovisual (SEDA), a PósTV e o próprio Centro Cultural que ainda recebe atrações o ano todo.
Também estava ligado ao Varadouro Cultural, rede de ocupação cultural do Centro Histórico de João Pessoa, e ao movimento Cultura Prioridade que discute políticas públicas para a Paraíba.
O grupo criou a Moeda Real, banco virtual utilizado para trocar serviços com preços solidários. O Coletivo também foi responsável pela campanha “Existe Vida Fora da Orla”, apresentada ao público pessoense, com opções de diversão, além daquele eixo.
Só em 2012, o Coletivo Mundo realizou 84 ações e promoveu 140 apresentações musicais de artistas de todas as regiões do Brasil e algumas atrações internacionais.
Em 2013, o grupo foi certificado pelo Prêmio Economia Criativa, da Secretaria de Economia Criativa, do Ministério da Cultura do Brasil, através do Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras, na categoria Modelos de Gestão.
Em 2016, as atividades da organização foram suspensas devido à baixa participação de seus membros. A Casa Mundo, residência cultural, escritório e hospedagem solidária do Coletivo Mundo, teve suas atividades encerradas. Apenas o Centro Cultural Espaço Mundo continua em funcionamento sob administração privada.
Fontes: