O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/08/2015

Comado Geral da Policia Militar

O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), passando assim a fazer parte do acervo histórico do Estado.
Data de publicação: agosto 11, 2015

Município: João Pessoa-PB

Localização: Praça Pedro Américo, centro.

Ocupação atual: Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba.

Contato: (83) 3241-2517

Página oficial: www.pm.pb.gov.br

Ano de construção / inauguração: 1868

Ano de reforma / ampliação: 1929 – 1931

Características da arquitetura: As aberturas no térreo são alternadas em arcos abatidos e arcos plenos, no primeiro pavimento possuem balcões com balaustradas, no segundo pavimento possuem remates em arco abatidos e no terceiro piso possuem formas retangulares com janelas tipo guilhotina.

O coroamento da edificação é guarnecido por frontões nas fachadas leste e oeste, os quais têm continuidade nas extremidades das demais fachadas. Cornijas salientes percorrem todo o perímetro do prédio, sendo quebrada por arcos plenos nas fachadas leste e oeste.

Um traço expressivo da antiga edificação do Tesouro Provincial são as quatro aberturas existentes nas extremidades norte e sul, que possuem colunas torsas emoldurando as janelas lateralmente. Tais aberturas são limitadas por colunas pilastras as quais “vencem” toda a altura do prédio.

A presença de volutas nas molduras das aberturas do pavimento térreo, bem como dos pináculos barrocos no coroamento do edifício caracterizam como neobarroca.

Construído para ser um Teatro terminou sendo, no 1° andar, a Sede do Tesouro, e, no andar térreo, o Tribunal do Júri. Nesse período funcionaram, ainda, o Fórum, a Assembleia, os Correios, a Secretaria de Viação e a Secretaria de Agricultura.

A arquitetura primitiva em estilo neoclássico foi modificada durante a reforma e ampliação que ocorreu entre 1929 e 1931, na administração dos Presidentes João Pessoa e Antenor Navarro.

Nesse período, o prédio recebeu as Secretarias da Fazenda, Obras Públicas, Repartição das Águas e Esgotos, Instrução Pública, Assembleia Legislativa e Secretaria da Agricultura.

Em 1973, depois de desocupado, o prédio passou por uma reforma interna para se adaptar à sua nova destinação, que era sediar o Comando da Polícia Militar, que naquela época estava instalado no Quartel do 1º Batalhão, também situado na Praça Pedro Américo. Em 1977, no Governo de Ivan Bechara, sob o comando do Coronel Adolfo Maia, o Comado Geral da Policia Militar se instalou no prédio.

Posteriormente, através do Decreto de Tombamento nº 8.648 de 26 de agosto de 1980, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), passando assim a fazer parte do acervo histórico do Estado.

Fontes:

http://abriosa.blogspot.com.br/2014/02/quartel-do-comando-geral-da-pm-da.html

http://www.joaopessoaconvention.com.br/v2009/?p=ponto_turistico

http://paraibanos.com/joaopessoa/galeria/centro-de-joao-pessoa.htm

http://ecoturismoecultura.com/pt/content/11-o-que-fazer-em-joao-pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *