Localização: João Pessoa-PB
Data de Criação: 29 de abril de 2021
Organização: Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa
Direção: Stella Paula Carvalho
Objetivo: formar novos profissionais de dança; incentivar essa linguagem; e auxiliar na formação de crianças matriculadas nas escolas do município de João Pessoa
Instagram: https://www.instagram.com/ciamunicipal/
YouTube: https://www.youtube.com/@Ciamunicipal/
Em 2021, a Prefeitura da capital paraibana anunciou a criação de sua Companhia de Dança Municipal de João Pessoa. O objetivo da iniciativa foi formar novos profissionais de dança; incentivar essa linguagem; e auxiliar na formação de crianças matriculadas nas escolas do município. A expectativa da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que desenvolve o programa, é realizar grandes espetáculos, em parceria com a Banda 5 de Agosto, vinculada à Fundação, e a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP). Sua criação ocorreu em 29 de abril de 2021, em meio à pandemia da COVID-19, no Dia Internacional da Dança. A Companhia fez seu espetáculo de estreia no dia 17 de dezembro de 2021, com a apresentação do clássico natalino do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski: “O Quebra-Nozes” no Parque Sólon de Lucena, no centro da capital. Para Stella Paula, diretora da Companhia, o ballet clássico é apenas um ponto de partida para a seus futuros projetos, em 2022, a Companhia participou de três importantes festivais: o Festival do Conselho Brasileiro de Dança em Recife (PE), o Festival de Inverno de Campina Grande e do 1º Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP).
Para o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, a Companhia envolve um grupo de bailarinos e bailarinas tecnicamente e artisticamente competentes para representar João Pessoa em festivais em qualquer lugar do Brasil e no exterior. Pelo pouco tempo de existência da Companhia que se tornou tão conhecida no Nordeste que já vem sendo convidada em vários eventos graças ao grande profissionalismo dos bailarinos e pela escolha do repertório em seus espetáculos.
Desde então a Cia Municipal de Dança de João Pessoa tem cumprido o seu papel de dar suporte para a melhoria da educação artística de jovens da rede pública de ensino de João Pessoa, que vem apresentando ótimos resultados como o bailarino pessoense, Gabriel Moraes, representante da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa no Festival de Joinville (SC), conquistando uma colocação inédita para a dança paraibana: o 3º lugar na mostra competitiva (balé clássico de repertório – pas de deux – júnior), em julho de 2023.
Nascido no Bairro dos Novais, na capital paraibana, Gabriel contou emocionado o quanto a dança foi importante para mudar sua vida para melhor e fez questão de registrar a importância da Cia Municipal de Dança de João Pessoa em parceria com o projeto Bolshoi, já que na infância teve a oportunidade de conhecer o ballet.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes: