Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Unidade Proponente: CCHLA – DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX Nº 02/2025 – PROGRAMA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DA PROEX 2025)
Coordenador (a): Valéria Machado Rufino
Coordenador (a) Adjunto (a): Maria de Lourdes Teixeira da Silva
Instagram: @comuufpb
O projeto CoMu: Ações de Enfrentamento e Prevenção à Violência contra as Mulheres da UFPB visa fortalecer a Comissão de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (CoMu), por meio de estratégias de prevenção e enfrentamento à violência de gênero dentro da universidade. A proposta busca criar ações de intervenção, comunicação e formação, além de sistematizar dados e produzir instrumentos de trabalho relacionados ao tema. O projeto será desenvolvido com o apoio de uma equipe composta por docentes, técnico-administrativos e estudantes de diferentes centros, e tem como público-alvo as mulheres que trabalham, estudam e convivem nos quatro campi da UFPB.
A metodologia será dividida em três eixos interdependentes. O primeiro, o eixo de Planejamento, Orientação e Formação, envolverá reuniões semanais da equipe para definição de atividades e produção de conteúdos, além da formação permanente por meio de grupos de estudo, rodas de debates e levantamentos bibliográficos. O segundo eixo, o Eixo Interventivo, se concentra na execução das atividades descritas, enquanto o Eixo Generativo focará na publicação dos resultados parciais e finais do projeto, incluindo apresentações em eventos e a produção de artigos em periódicos acadêmicos. O projeto também incentivará a reflexão sobre temas pouco discutidos na universidade, com o intuito de contribuir para a formação teórica e prática de estudantes comprometidos com os direitos humanos das mulheres.
Entre os objetivos, destaca-se a elaboração de estratégias de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres na UFPB. Além disso, o projeto visa fortalecer a CoMu como um equipamento da Política Institucional de Gênero da universidade e visibilizar as ações da CoMu por meio de canais de comunicação, como Instagram, YouTube e Site. Também serão promovidas rodas de conversa sobre questões de gênero, e o projeto buscará oferecer suporte a ações de prevenção nos Centros de Ensino e outros órgãos da universidade. A articulação com a rede externa, como a REAMCAV, também será fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Como resultados, espera-se fomentar a discussão sobre a política institucional de gênero nas universidades, além de visibilizar as diversas formas de violência que afetam as mulheres da UFPB. Ademais, busca-se prevenir e reduzir indicadores de violência contra as mulheres na universidade e estabelecer um diálogo constante com projetos relacionados a temas de gênero, racismo e diversidade sexual. O fortalecimento da comunicação institucional da CoMu e a articulação com a REAMCAV e outras instituições de ensino também são objetivos essenciais. Finalmente, o projeto contribuirá com a produção científica e a participação em eventos acadêmicos, além de sistematizar os dados e instrumentos de trabalho da CoMu.
Fonte: