O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 19/11/2016

Comunidade Caiana dos Crioulos

Localizado a 12 km da cidade de Alagoa Grande. Reconhecido como um dos 13 legítimos quilombos brasileiros pela Fundação Cultural Palmares.
Data de publicação: novembro 19, 2016

Município: Alagoa Grande-PB

Distancia da capital: 122 km.

População: 1.500 habitantes distribuídos em 405 famílias.

A 12 km de Alagoa Grande, num terreno bastante elevado e acidentado, encontra-se a comunidade Caiana dos Crioulos. O quilombo foi reconhecido, em maio de 2005, como um dos 13 legítimos quilombos brasileiros pela Fundação Cultural Palmares. Na época contava com 522 pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, que vivem de culturas de subsistência, como mandioca, inhame, batata-doce, bem como da criação de animais e fruticultura.

No entanto, no passado chegou a ter por volta de dois mil habitantes, descendentes diretos de escravos que se instalaram por lá, por volta do século XVIII, supostamente vindos de Mamanguape. Na época, após uma rebelião ocorrida em um navio que aportou em Baía da Traição. Outra versão, contudo, dá conta de que Caiana surgiu de negros fugidos do Quilombo dos Palmares.

Quanto à sua origem africana, a hipótese mais provável é de que a população de Caiana seja de descendência Banto. A comunidade de Caiana dos Crioulos é reconhecida como Quilombola pelo Governo Brasileiro, mas ainda espera pela devolução de suas terras, conforme prevê a constituição brasileira.

Entre os 1.500 habitantes da comunidade quilombola mais de 90% tem ancestralidade africana. A agricultura é a principal atividade econômica da comunidade.

As moradias estão distribuídas em duas encostas de morros e as casas se aglomeram de acordo com a relação parental. Lá, além de se trabalhar, rezar, estudar, amar e brigar, de vez em quando, também se brinca e se diverte com o Coco-de-roda e a Ciranda que aliam canto, dança e alegria. Os instrumentos que acompanham o Coco-de-roda e a Ciranda, em Caiana, são: o bumbo, o triângulo e o ganzá, geralmente tocado por jovens da comunidade, filhos das cantadeiras-dançadeiras.

O grupo inspira e participa, como convidado, de vários trabalhos de artistas de todo o Brasil: CD Cantigas de Bem-Querer (2003) de Socorro Lira, do CD / VD do Grupo A Barca (São Paulo), do álbum Responde à Roda, das Universidades Federal Pernambuco e da Paraíba, do CD Projeto Quadrante – A Pedra do Reino da Rede Globo/Som Livre, entre outros.

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Caiana_dos_Crioulos

http://alagoagrandecomunidade.blogspot.com.br/p/cirandeiras-de-caiana-dos-crioulos.html

https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzS0pESFRITVVfWFk/edit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *