Município: Itabaiana – PB
Localização: Praça Manoel Joaquim de Araújo
Ano de inauguração: 1914
O coreto de Itabaiana que fica localizado em uma das praças centrais da cidade, a Praça Manoel Joaquim de Araújo. É considerado por especialista uma obra de arte arquitetônica que foi importada da Inglaterra. Teve o começo da sua montagem e construção em dezembro de 1913 e foi inaugurado no dia 24 de maio de 1914 pelo prefeito da época, Manoel Pereira Borges. Entre os anos de 1920 a 1950 o monumento foi palco de importantes eventos na cidade, uma vez que era praxe as famílias passearem na praça, bem como a apresentação de Bandas Musicais (Orquestras) se apresentarem no local.
O coreto foi palco de memoráveis discursos políticos. Nele esteve em campanha política o então Senador Epitácio Pessoa, Presidente da República no período de 1919 a 1922. Outro futuro Presidente, Café Filho, fez-se presente no coreto defendendo as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa para Presidente e Vice-Presidente da República. Em um passado não muito distante (década de 1960/70), o coreto também foi usado pelos políticos locais, não somente para proferirem os seus discursos políticos, assim como para a apresentação de ilustres personalidades que visitavam a cidade.
No dia 24 de maio de 2014 o coreto comemorou um século de sua existência. Para celebrar a data, o Prefeito Antônio Carlos, através da Secretaria de Cultura do Município, preparou três dias de muita festa: a programação incluía um Recital de Poesia com os poetas Agenor Otávio, Antônio Costa e Orlando Otávio, uma Retreta com a Banda de Música da cidade de Juripiranga e apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Encerrando as comemorações alusivas aos 100 anos do coreto, a Secretaria programou na parte da manhã uma exposição de carros antigos através do Clube Do Fusca. Já na parte da tarde contou com a participação de cerca de 20 bandas de diversas cidades. Todos os participantes receberam um Troféu pela participação no evento.
O coreto foi tombado pelo decreto Nº 8.660, de 26 de agosto de 1980, do Governador Tarcísio Burity. Sendo assim, qualquer reforma só poderá ser realizada com a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP).
Fonte:
http://nastrilhasdeitabaianapb.blogspot.com.br/2015/05/no-proximo-dia-26-de-maio-cidade-de.html
http://itabaianapbmemoria.blogspot.com.br/2014/04/cem-anos-do-coreto.html
http://blogitabaianahoje.blogspot.com.br/2014/08/comemoracao-dos-100-anos-do-coreto-de.html