Município: João Pessoa – PB
Localização: Praça Pedro Américo, nº 70 – Centro.
Edificação: Entre os anos de 1921 e 1926.
Inauguração: 9 de janeiro de 1927.
Tombamento / IPHAEP: 26 de agosto de 1980.
Arquitetura: Eclética.
O Prédio dos Correios e Telégrafos foi uma iniciativa do Presidente Epitácio Pessoa, um paraibano que trouxe muitas realizações para o Estado da Paraíba.
A linguagem da arquitetura produzida naquela época demonstra o novo tempo que se vivia, onde era o ecletismo o símbolo da modernização. Deste período muito foi preservado, enriquecendo a lista dos bens sob a proteção dos órgãos de preservação atuantes na cidade.
Deste modo, trata-se de um monumento imponente e majestoso em seus detalhes, com arquitetura eclética, e, por sua importância histórica.
Na Agência Central dos Correios e Telégrafos foi instalado o Paço Municipal, numa iniciativa empreendedora do poder público que perdeu a força quando da decisão de transferir o Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para a zona de grandes equipamentos às margens da BR 101 no bairro de Água Fria.
O prédio reúne algumas secretarias, dentre elas a de Proteção dos Bens Históricos e Ouvidoria. Também abriga parte da empresa dos Correios e Telégrafos oferecendo os serviços de postagem, retirada de produtos retidos pela receita Federal, entre outros.
Da construção de dois pavimentos é possível ter uma visão panorâmica do Varadouro (bairro histórico da cidade) e apreciar o belíssimo Pôr do Sol contemplando a área tombada como patrimônio histórico da terceira cidade mais antiga do país.
Fontes:
http://paraibanos.com/joaopessoa/fotos-antigas-2.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_Central_dos_Correios_e_Tel%C3%A9grafos_de_Jo%C
http://www.ct.ufpb.br/pos/ppgecam/images/arquivos/dissertacoes/2004/02-2004.pdf