Localização: Microrregião de Guarabira (agreste)
Limites geográficos municipais: Pilõezinhos, Guarabira, Alagoinha e Pilões.
Área territorial: 39,301 km²
População / IBGE – 2010: 6.889 habitantes.
Gentílico: Cuitegiense
Distância da capital João Pessoa: 111 Km
Acesso a partir de João Pessoa: BR 230
Data da emancipação política: 26 de dezembro de 1961
Altitude: 89 m
Vegetação: Predominante no município é a caatinga, um tipo de vegetação adaptado a carência d’água, como xiquexique, jurema, favela, etc.
Hidrografias: Encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Mamanguape. O principal curso d’ água é o Rio Araçagi. O principal corpo de acumulação é a Barragem do Tauá.
Economia: Agricultura familiar e comércio.
História do município:
Sua história tem início com a colonização portuguesa que, próximo a Mamanguape, estenderam uma linha de comércio para o interior. Conta-se que os tropeiros que iam pra Mamanguape paravam debaixo destas árvores para descanso da tropa e depois seguiam viagem; Cuitegí ficava em seu itinerário e possuía um comércio de bom nível, durante os anos de 1870 e 1880. Tornou-se município em 26 de dezembro de 1961, desmembrado de Guarabira.
Tinha o nome de Cuité até 15 de novembro de 1938, data em que o decreto-lei nº 1.164 alterava de povoado para vila e também a renomeou para Cuitegi, quando se tornou município.
O topônimo Cuitegi é derivado dos termos tupis Cuité (fruto do cuitezeiro) e Ji (rio), o que, portanto produz o sentido da frase “Rio dos Cuités”, segundo o célebre historiador Horácio de Almeida.
Turismo: Por se tratar de um município de pequena movimentação, o turismo se desenvolve através de datas comemorativas que a cidade promove, como: Festa de Reis, São João e Festa de Santana.
Fontes:
http://www.cuitegi.pb.gov.br/galerias/
http://www.cidade-brasil.com.br/municipio-cuitegi.html
http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=250520
http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/CUIT067.pdf