O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/11/2024

Curso de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos: educação e direitos humanos no estado da Paraíba

Projeto UFPB.
Data de publicação: novembro 26, 2024

Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros

Edição: 2024

Categoria: Curso

Unidade Proponente: CE – DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO / UFPB

Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX Nº 04/2024 FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO – FLUEX 2024/2025), FINANCIAMENTO EXTERNO

Coordenadores: Severino Bezerra da Silva, Suelidia Maria Calaca e Eduardo Henrique de Lima Guimarães

Coordenador Adjunto: Joel Martins Cavalcante

O Curso de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos: educação e direitos humanos no estado da Paraíba é uma iniciativa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, com apoio financeiro da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Com um total de 180 horas, o curso visa formar 200 profissionais da educação, incluindo professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e gestores/as, fortalecendo a cultura de Direitos Humanos nas escolas públicas de educação básica.

O objetivo geral do curso é oferecer formação continuada aos profissionais da educação básica para subsidiar a construção de uma cultura de Direitos Humanos nas escolas. Entre os objetivos específicos, destacam-se o incentivo à prática educacional fundamentada nos direitos humanos, a elaboração de um diagnóstico da realidade escolar e de planos de ação de educação em direitos humanos nas escolas, articulados com os projetos pedagógicos e de caráter interdisciplinar. Além de colaborar no desenvolvimento de valores e no fortalecimento de atitudes e posicionamentos que respeitem os direitos humanos, da democracia, à igualdade e no desenvolvimento socioambiental e no respeito às diversidades.

A metodologia do curso fundamenta-se na educação popular, valorizando a articulação entre saberes teóricos e vivências práticas dos cursistas. Com formato híbrido, o curso combina atividades remotas e presenciais, favorecendo o diálogo e a interação entre os participantes. As atividades pedagógicas práticas, realizadas nos espaços educacionais dos cursistas, servirão como laboratórios de novas práticas e serão acompanhadas e avaliadas pela equipe do curso. As experiências incluirão diálogos educativos com grupos sociais diversos, como crianças e adolescentes, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, indígenas, quilombolas, imigrantes, refugiados, apátridas e outros, promovendo a troca de saberes e a construção de perspectivas teórico-metodológicas inclusivas no campo das políticas públicas em direitos humanos.

Entre os resultados esperados, destaca-se a produção e impressão de cadernos educativos com os conteúdos do curso, a implementação efetiva da formação, e a realização de um seminário de culminância para socializar os projetos de ação desenvolvidos pelos cursistas. Também será organizado um ebook no formato de anais ou livro, reunindo as experiências práticas dos participantes e suas contribuições para a educação em direitos humanos no contexto da educação básica. Com isso, o curso pretende não apenas qualificar educadores/as, mas também consolidar a promoção de uma educação inclusiva e democrática no território.

Fonte:

www.sigaa.ufpb.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *