Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Edição: 2024
Unidade Proponente: CE – DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO / UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX Nº 04/2024 FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO – FLUEX 2024/2025), FINANCIAMENTO EXTERNO
Coordenadores: Severino Bezerra da Silva, Suelidia Maria Calaca e Eduardo Henrique de Lima Guimarães
O Curso de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos é coordenado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, com apoio financeiro da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Voltado para profissionais da educação básica, como professores, coordenadores pedagógicos e gestores, o curso busca consolidar uma cultura de direitos humanos nas escolas. A proposta contempla um total de 180 horas em um formato híbrido, com atividades remotas e presenciais, e é estruturado como um curso de nível de aperfeiçoamento.
A ação tem como objetivo geral promover a formação continuada de 200 educadores/as da rede pública, subsidiando a construção de uma cultura de direitos humanos no âmbito da educação básica. De forma específica, pretende incentivar práticas pedagógicas baseadas no respeito e na promoção dos direitos humanos, apoiar a elaboração de diagnósticos escolares e planos de ação integrados aos projetos pedagógicos, e colaborar no fortalecimento de valores que respeitem a diversidade, a igualdade, a democracia e o desenvolvimento socioambiental.
A metodologia é baseada na educação popular, priorizando a articulação entre conhecimentos teóricos e vivências práticas dos cursistas. Os participantes desenvolverão atividades pedagógicas em seus espaços profissionais, criando um vínculo entre formação e trabalho. Essas atividades serão acompanhadas e avaliadas pela equipe do curso, que fomentará o diálogo com diversas realidades sociais, como as de crianças, adolescentes, mulheres, população LGBTQIAPN+, indígenas, quilombolas, imigrantes, refugiados, pessoas em situação de rua, e pessoas com deficiência. Essa abordagem permitirá a construção de novos saberes e práticas pedagógicas, além de uma reflexão crítica sobre políticas públicas relacionadas à educação em direitos humanos.
Como resultados, o curso prevê a produção e impressão de 250 exemplares de materiais didáticos em formato de cadernos educativos, a implementação efetiva do curso em sua totalidade e a realização de um seminário de culminância, onde os cursistas apresentarão seus projetos de ação para socialização de experiências no campo dos direitos humanos. Além disso, será organizado um ebook, em formato de anais ou livro, para registrar e disseminar as experiências práticas realizadas pelos participantes, com ênfase nas questões territoriais relacionadas à educação básica.
Fonte:
www.sigaa.ufpb.br