Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 27 de julho de 1928 // Falecimento: 05 de outubro de 2023
Atividade artístico-cultural: Fundadora e diretora artística do Grupo Folclórico da Paraíba
Dalvanira de França Gadelha Fontes, natural de Campina Grande, era professora, sendo mais conhecida como Dadá. Integrou por 15 anos, o quadro de docente permanente do Departamento de Arte e Comunicação no Curso de Educação Artística da Universidade Federal da Paraíba, tendo larga experiência na área da Cultura Popular, mais especificamente em Danças e Folguedos. Realizou pesquisas folclóricas (in loco) nos Pastoris, Nau Catarineta, Cavalo Marinho, Coco de Roda, Cirandas e Cantigas de Roda na periferia da grande João Pessoa e em outras cidades como: Alhandra, Uiraúna, Sousa, Taperoá e Pombal. Dalvanira Gadelha foi fundadora e diretora artística do Grupo Folclórico da Paraíba (GFP), que representou o estado nos Jogos Estudantis Brasileiros de Brasília e Campinas. No GFP representou o Brasil na V Gymnaestrada realizada em Berlim, Alemanha e em Ypacaraí no Paraguai.
Era Professora de Música da UFPB e de Folclore no NUPPO/UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Por seu trabalho pioneiro, recebeu a homenagem de “Professora Emérita” da Universidade e ao se aposentar continuou folclorista ativa, aos seus 95 anos de idade. Realizava oficina de música na UNITI (Universidade da 3ª Idade), sendo sua a criação do Grupo de Xaxado do Lyceu Paraibano e também do Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande.
Em 10 de maio de 1973, Dalvanira Gadelha criou o grupo folclórico da Paraíba, em atendimento ao pedido formulado pelo Departamento de Educação Física e Desportos da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba (DEDE-SEC), com a finalidade de representar o Estado da Paraíba nos V Jogos Estudantis Brasileiros que foram realizados naquele mesmo ano, na cidade de Brasília-DF, no mês de Julho. Dalvanira é mãe de Thaíse Gadelha, tecladista integrante do grupo “Nossa Voz” e veio a falecer no dia 05 de Outubro de 2023, em João Pessoa, cidade atual onde vinha residindo.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes: