O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/11/2024

Daiane Silva Barbosa

Artista ilustradora.
Data de publicação: novembro 3, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Rio Tinto-PB                                                           

Atividade artístico-cultural: Artista Ilustradora

Site Oficial: https://daianesb243.wixsite.com/daiarts

Instagram: @_daiarts

Linkedin: daiarts-potiguara

Daiane Silva Barbosa é uma ilustradora da etnia indígena Potiguara, nascida na cidade de Rio Tinto, mas criada em Marcação no Litoral Norte da Paraíba. Seu interesse pelas artes começou de forma quase ocasional, ainda quando tinha dez anos de idade e viu uma foto dela de quando era bebê. A vontade de realizar uma espécie de autorretrato amador foi imediato, conseguindo impressionar a própria mãe com o resultado. A partir daí, Daiane não parou mais. Continuou desenhando, testando, aprimorando. 

Para ela a arte é na sua existência uma fonte de inspiração, e sendo aquele tipo de criança que gostava de ficar quieta e observar ao redor e mais tarde percebia que poderia colocar no papel tudo o que eu sentia, a arte para si é um sentimento, uma maneira de expressar e mostrar ao mundo o que pensa. E foi assim, que começou a sua história na arte, hoje em dia procura levar a história do seu povo nas suas ilustrações, principalmente a força da mulher Potiguara, quando via que poderia ir em tantos lugares sem nem sair de casa foi incrível, ampliar a história do povo Potiguara e mostrar o quão forte são. 

Ela entrou no curso de Secretariado Executivo Bilíngue na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Descobriu que existia todo um mercado de arte e começou a investir. Comprou telas, tintas e uma mesa digitalizadora que permite ela desenhar diretamente no computador. Aprimorou ainda mais a técnica, chegando a entrar num curso de educação à distância de Artes Visuais, que precisou abandonar quando começou a trabalhar. Quando descobriu a possibilidade de transformar as artes plásticas em profissão, passou a investir mais. 

Daiane já foi premiada em concurso promovido pela Lei Aldir Blanc na Paraíba. Ela ainda pretende aprender novas técnicas sobre estrutura e cores, profissionalizar mais o seu trabalho e inserir-se definitivamente no mundo da arte. Muito precisa ser trabalhado ainda, ela admite. Mas algo que já está muito claro em sua trajetória é sua predileção pela temática indígena, algo que cerca praticamente todos os seus trabalhos até aqui e que ela não pretende alterar no futuro. Para a artista, isso é parte fundamental de sua própria vida. Ela explica que isso é importante principalmente porque “as indígenas ficam se reconhecendo” em sua arte. 

Além do mais, como única artista plástica de sua aldeia, que precisou sozinha aprender a se desenvolver como profissional, Daiane se sente feliz ao ser inspiração para outras jovens indígenas. Se sente feliz por representar o seu povo a partir de algo que lhe faz tão bem.

Fontes: 

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2022/05/08/indigena-potiguara-da-paraiba-usa-as-artes-plasticas-para-ilustrar-a-historia-de-seu-povo.ghtml

https://www.cofemac.com.br/noticias/18738-indigena-potiguara-da-paraiba-usa-as-artes-plasticas-para-ilustrar-a-historia-de-seu-povo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *