Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Patos-PB
Nascimento: 6 de abril de 1963
Atividade artístico-cultural: escritor, compositor e ativista cultural
Atividade profissional: jornalista e historiador
Publicações: Patos de Todos os Tempos 1º edição (2015) 2º edição (2022)
Facebook: Damião Lucena
Instagram: @lucena_damiao
Damião Lucena é um jornalista, historiador, escritor, compositor e ativista cultural da cidade de Patos, no sertão paraibano. Pesquisador incansável, Damião Lucena tem uma produção profícua sendo autor do livro “Patos de Todos os Tempos”, que conta a história de Patos e é resultado de mais de 30 anos de pesquisa, o livro possui 2 edições a primeira lançada em 2015 e a segunda em 2022, obra depois que recebeu o apoio da Lei Aldir Blanc. Sendo visto como um um amante ardoroso de sua cidade natal, e possuindo uma genuína preocupação intelectual com a preservação da cultura e da história patoenses.
Damião criou a “Garagem Cultural”, um museu de imagens e objetos de interesse histórico e cultural, e que só existe por conta de sua dedicada teimosia à causa que abraçou com paixão. Onde percorremos a história da cidade, contada por meio de fotos, objetos de interesse histórico, mosaicos, recortes de jornal, a história da urbanização, dos lugares, das edificações, de uma Patos que não existe mais. A história das instituições, com grande destaque para a igreja católica, mas não só: registro dos protestantes, dos espíritas, da umbanda. A história do futebol, da educação. A materialidade de uma cultura que resiste e ainda pode ser conhecida, apresentada ali, a quem se interesse por ela.
Damião não cansa de cantar seu amor por Patos. Na entrada da Garagem Cultural, ele recebe cada visitante com o primeiro verso do hino da cidade, registrado em letras de azulejo: “Patos, te amo Patos”. O trabalho que o Damião Lucena realiza em Patos é inspirador, e, por isso mesmo, merece que a Prefeitura de Patos o apoie. Durante o lançamento da 1ª edição do seu livro “Patos de Todos os Tempos”, através de suas redes sociais oficiais respondeu: “Agradecer e ao mesmo tempo reconhecer o quanto é bom ter milhões de amigos. Todos no mesmo patamar, sem distinção para que sintam-se acolhidos, como tenho sido. Ontem, durante o lançamento do meu livro: “Patos de Todos os Tempos”, cheguei a conclusão de que nenhuma luta é em vão e que aquelas mais árduas causam o grande prêmio: a certeza do dever cumprido. Espero que tenha contribuído para o engrandecimento de nossa cultura e que Deus abençoe a cada um dos meus amigos, presentes ou ausentes, em mais um acontecimento inesquecível em minha vida”.
Já na publicação da 2ª edição de seu livro declarou: “Tudo só foi possível graças a um apoio fundamental, que não foi completamente o projeto, mas que deu um impulso fundamental, que foi a Lei Aldir Blanc pelo Edital Parrá do governo do Estado da Paraíba, e através da Secretaria de Cultura do Estado, fomos premiados por conta desse trabalho”. De acordo com Damião, todos os assuntos sobre a maior publicação da história de um único município brasileiro estão contemplados desde o Século XIV até os dias atuais, estão presentes na sua obra que exalta seu “orgulho patoense”.
Fontes:
https://www.folhapatoense.com/2022/03/12/livro-de-damiao-lucena-ja-se-encontra-a-venda-em-patos/
https://revistadasemana.com/2015/10/17/damiao-lucena-lancou-neste-sabado-patos-de-todos-os-tempos/