Naturalidade: Teresina – PI / Radicado em Remígio – PB
Data de nascimento: 10 de setembro de 1991
Atividades artístico-culturais: Compositor, violinista e arranjador
Instagram: https://instagram.com/daniel_santiago_barroso
Youtube: https://youtube.com/user/danielsantiago2010
Facebook: https://www.facebook.com/Daniel-Santiago-Barroso-107230287960962
Daniel Santiago é originário da cidade de Teresina, no Piauí, se graduou em música na UFPI (Universidade Federal do Piauí) em 2018 e é especialista em Metodologia do Ensino da Música pela Faculdade Dom Alberto. Desde então, leciona música em escolas da rede municipal em Remígio, na Paraíba, onde passou a morar.
Como violonista, Daniel tocou na Orquestra de Violões de Teresina, no Regional de Choro Bem-THE-Vi Atrevido e na Orquestra Jazz Sinfônica da UFPI. Como arranjador, escreveu para os musicais Ardor Amor e Elvis Forever, para o coral Entrecantos e para a peça Heróis do Jenipapo. Por intermédio de Jéssica Melo, desde 2020, Daniel integra o Coletivo Compor, um movimento de música autoral elaborado por compositores de Campina Grande.
O interesse de Daniel pela música vem das bandas de rock que ouvia, como Legião Urbana, Queen e The Beatles. Logo, ele procurou pelo projeto Violão nas Escolas e começou a participar de aulas de violão. Sua base de influências é bastante eclética, indo de Beethoven até Jacob do Bandolim, e em suas canções, faz a mistura dos ritmos brasileiros, unindo a psicodelia britânica com o rigor técnico das músicas clássicas. Por conta disso, torna-se difícil classificar o seu som, onde tende a levar em cada uma de suas notas, um pedaço do mundo. Para o futuro, Daniel pretende gravar o seu primeiro álbum autoral e seguir com seus estudos dentro de algum programa de mestrado em música, sua grande paixão.
Azoka Gouveia Filho
Fonte:
Entrevista com Daniel Santiago feita por Azoka Gouveia Filho